CURIOSIDADE: Descubra para que realmente serve o furo que fica no cadeado

Foto: Pexels

Da redação

Você já deve ter reparado que existe um furo na parte de baixo do cadeado. Ele fica ao lado do encaixe da chave. Se nunca viu, pegue o objeto e observe. Aparentemente, esse pequeno orifício parece não servir para nada já que o segredo do cadeado está nas engrenagens que são destrancadas pela chave.

Mas o buraquinho tem uma utilidade muito importante e tem a ver, justamente, com as engrenagens. A verdade é que sem ele um cadeado pode não funcionar como realmente deveria. E não, ele não é uma forma de abertura alternativa. Veja na matéria abaixo para que serve o furo no cadeado.

Qual é a utilidade do furo no cadeado?

Se você é curioso, já viu esse buraquinho e, com certeza, tentou enfiar um arame ou palitinho para ver o que acontecia. Mas não é assim que funciona. Assim como o furo na tampa da caneta, o do cadeado tem serventia. Os dois objetivos são:

Permitir lubrificação;

Fazer escoamento de água.

Para você entender melhor, primeiro, é preciso conhecer o funcionamento de um cadeado. Dentro desse objeto, existem pinos e molas que são responsáveis por travar o gancho. Eles são posicionados de forma a se encaixar nos dentes da chave. Quando essa é girada, eles ficam todos alinhados, liberando o gancho.

O mecanismo todo, assim como a carcaça do cadeado, é feito de metal. Assim como outras engrenagens, esse sistema precisa ser lubrificado para funcionar corretamente. Desse modo, a primeira utilidade do furo no cadeado é permitir que entre óleo no objeto para garantir que nenhuma peça irá desgastar ou travar.

O buraquinho serve ainda como uma espécie de ralo, deixando passar toda a água e sujeira que entra dentro do cadeado. Se você tem costume de trancar o portão de casa com um cadeado, sabe muito bem que o objeto fica suscetível a chuvas e poeira. Pense bem, o que aconteceria se a água da chuva não saísse de dentro do cadeado?

Possivelmente, você não conseguiria encaixar a chave ou, se conseguisse, não teria como virá-la, pois o mecanismo ficaria travado pela água. O mesmo serve para poeira e outras partículas que entram nele. Dessa maneira, o furo no cadeado garante que a água escoe e que a sujeira seja liberada.

Como lubrificar um cadeado corretamente?

Agora que você já sabe para que serve o furo no cadeado, vai ficar mais atento ao bom funcionamento dessa tranca. Se esse é um objeto que você usa com frequência, o ideal é fazer a lubrificação com espaços de três a seis meses. Assim, ele sempre continuará funcionando como se fosse novo.

Contudo, é necessário ter atenção ao realizar esse procedimento. Primeiro, você precisa ter um produto adequado. A marca de cadeados, Master Lock, chama atenção para não utilizar grafite seca ou lubrificante com silicone, pois podem atrapalhar o movimento das engrenagens. Com o produto correto, você deve:

Aplicar apenas algumas gotas no furo do cadeado;

Deixar que o liquido entre no interior da peça;

Bater o objeto contra uma superfície para espalhar o produto e soltar as peças travadas;

Encaixar e girar a chave algumas vezes.

Depois, limpe o excesso e deixe o cadeado secar naturalmente.

Fonte: Concursos no Brasil

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS