Prefeitura de Juazeiro promove levantamento para atualização de dados sociais


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), está promovendo um levantamento para atualização de dados sociais no município. A pesquisa visa realizar um diagnóstico dos usuários atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de mobilizar uma busca ativa da população que se enquadra no perfil do serviço.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Amélia Pedra, a iniciativa visa ampliar e garantir o atendimento do público-alvo do programa. “O SCFV é um dos serviços que mais nos aproxima das famílias em situação de vulnerabilidade social, além de orientar os usuários sobre diversos temas, contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares e proporcionar o contato com atividades culturais e esportivas, conseguimos conhecer melhor a sua realidade para intervir quando necessário. Esse levantamento vai nos ajudar a identificar as famílias que estão fora do programa, para garantir a sua inclusão e atendimento”, revela a gestora.

O levantamento será realizado nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, responsável pela execução do SCFV, e os dados coletados serão registrados no Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SISC), do Governo Federal.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O SCFV é um serviço ofertado de forma complementar ao trabalho social que a Sedes realiza com as famílias, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Podem participar crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiência, pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

Ascom/Sedes/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem