Prefeitura de Juazeiro celebra Dia das Crianças com grandes conquistas e avanços e anuncia ainda mais melhorias através da educação


Fotos: PMJ

Reafirmando o compromisso da gestão municipal, no desenvolvimento de políticas públicas e planos de ação voltados à defesa e efetivação dos direitos da criança, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), parabeniza todas as crianças pelo o seu dia, comemorado nesta quarta-feira, 12 de outubro. Promover melhorias na vida de crianças e adolescentes é essencial para efetivar transformações sociais, por isso a gestão Suzana Ramos tem articulado ações e programas que contribuem para ampliar ainda mais as melhorias já conquistadas.

São exemplos disso, a celebração de grandes conquistas e avanços identificados em programas como “Tempo de Aprender”, que presta assistência exclusiva no processo de alfabetização, utilizando metodologia adequada, e programas autorais de correção de fluxo “Fique Esperto” e “Tempo Recorde”, que promovem a alfabetização de alunos do Ensino Fundamental que apresentam distorção idade/ano, bem como sua aceleração, além de otimizar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). ‘Programa #borAgir’, uma ferramenta criada para oferecer às escolas municipais um cenário de recomposição da aprendizagem, de maneira abrangente, capaz de dar possibilidades para a criação de estratégias de adequação do projeto pedagógico escolar e das práticas pedagógicas, sanando os impactos gerados pela pandemia da Covid-19, além de recuperar e potencializar a aprendizagem dos alunos.

Além disso, as crianças da rede de ensino municipal podem contar com o uso de materiais didáticos inovadores dos Programas Educacionais “Palavra Cantada”, “Toriba” e “Majog”, recursos que favorecem o protagonismo infantil, valorizando a participação ativa dos estudantes como agentes do processo de desenvolvimento. Utilização de materiais paradidáticos que exaltam elementos da cultura popular de Juazeiro, a exemplo do livro de histórias em quadrinhos, “A Turma do Contador de Histórias e A Passagem do Juazeiro” e, o programa Despertar, que reforça a valorização do homem e da mulher do campo, além de apresentar a sustentabilidade no campo como ferramenta viável de conscientização e responsabilidade socioambiental.

Também fazem parte desse conjunto de avanços, a participação profissional intersetorial em ações e iniciativas do pró-Selos Abrinq/Unicef, participação e premiação no Prêmio MPT na Escola 2022, implantação da Escola de Idiomas, que dispõe de cursos de Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras), fundação do Espaço Humanizar, que oferece ações efetivas de cuidados com a saúde mental através de atendimento psicossocial e multiprofissional, 37 escolas reestruturadas, contando com ambientes totalmente climatizados, mobiliário novo e mais confortável, parques infantis, assistência estudantil, valorização profissional, entre várias outras conquistas.

As melhorias seguem em andamento, mais 10 reformas e adequações das escolas municipais foram finalizadas e aguardam serem inauguradas, enquanto 12 unidades de ensino permanecem em execução e uma em licitação. Até o final do ano, mais de 60 escolas farão parte da nova composição do modelo de gestão escolar, que tem promovido um ambiente educacional humanizado, acolhedor e totalmente confortável.

Modelo educacional aprovado

Soraia Campos, mãe de Saulo Miguel, estudante da Escola Municipal Estação do Saber, falou sobre seu sentimento de poder contar com a Educação municipal na vida do filho. “Meu sentimento é de extrema satisfação com a rede de ensino municipal, especialmente na Escola Estação do Saber, que desempenha muitíssimo bem as atividades, tanto no plano de ações quanto na prática. Meu filho tem o maior prazer de vir para a escola, de encontrar com os coleguinhas e as professoras. Ele ama essa escola, inclusive, todos os dias ele inclui nas orações dele o pedido de proteção a todos, me deixando muito satisfeita, orgulhosa e segura de que ele encontra nesse ambiente um espaço de segurança, afetividade e muito aprendizado”, disse Soraia.

Quem compartilha o mesmo sentimento é Liliane Araújo, mãe de Nicolas Emanoel, estudante do ensino fundamental I, da Escola Municipal Estação do Saber. “Meu filho estuda na rede municipal de ensino desde a educação infantil. Hoje ele está no ensino fundamental I e eu sou muito grata a Educação municipal que proporcionou e tem proporcionado um aprendizado eficaz e efetivo ao meu filho. Ele aprendeu a ler e escrever, além de ter se tornado muito dedicado aos estudos, aprendendo de forma muito hábil, graças a Educação oferecida pelo município. Enfim, o sentimento é de inteira gratidão”, comentou Liliane.

 Ascom/Seduc/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem