Prefeitura de Juazeiro promove mais uma capacitação para servidores municipais sobre orientações técnicas do Plano Municipal de Implantação da Nova Lei de Licitações


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Administração (SEAD), realizou nesta terça-feira (30), o 4º encontro em continuidade das etapas do Plano Municipal de Implantação da Nova Lei de Licitações. E os temas tratados foram os instrumentos de planejamento, ministrados pela consultora especializada na área, Marla Oliveira.

A capacitação foi voltada para os servidores que atuam nos setores de Licitações e Convênios das diversas secretarias municipais. Estiveram presentes o Procurador Geral do Município e Coordenador do Grupo de Trabalho Intersetorial, Thiago Cordeiro, e os secretários de Administração, Wendell Batista, e o de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Freire.

“Com o encontro desta terça, a gestão Suzana Ramos avança em mais uma etapa preparatória para a implantação da Nova Lei de Licitações e Contratos no âmbito da administração municipal, na qual debatemos sobre alguns instrumentos de extrema importância, a exemplo dos estudos técnicos preliminares (ETP), da análise de riscos e do termo de referência. Com isso, a gestão municipal cumpre mais uma etapa importante no processo de transição para a Lei nº 14.133/2021, que passará a vigorar a partir de abril de 2023”, ressaltou o Coordenador do Grupo de Trabalho Intersetorial, Thiago Cordeiro.

A Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021) atribuiu ao planejamento das licitações e contratações públicas a hierarquia de princípio, propiciando aos gestores públicos instrumentos para governança e concretude deste princípio. A fase preparatória do processo licitatório é caracterizada pelo planejamento e deve estar de acordo com o Plano de Contratações Anual (PCA), que devem constar os estudos técnicos preliminares (ETP), a análise de riscos e o termo de referência

Durante a capacitação, a consultora Marla Oliveira abordou os aspectos teóricos e práticos da fase preparatória do processo licitatório à luz da nova Lei de Licitações e Contratos, por meio de exemplos corriqueiros no Município, explicando aos servidores o modo de confecção destes e a consequente finalidade. 

“Para falar de planejamento de contratações, tem que dar um passo para traz, vendo a fotografia maior do Município. O objetivo é entender para quê e para quem serve as compras públicas. E os instrumentos de planejamento englobam um conjunto de objetivos a se alcançar na Municipalidade. Todavia, frise-se, não é só alcançar o menor preço ou a compra célere e tempestiva, o que se busca em verdade é atingir uma finalidade, atendendo uma necessidade, através da real efetivação da política pública”, explicou Marla Oliveira.

Para o secretário de Administração, Wendell Batista, o treinamento traz embasamento aos servidores aplicarem de forma efetiva as inovações trazidas pela nova Lei de Licitações.

“O objetivo dessas capacitações é que, através de todos esses estudos, workshops e treinamentos, a gente consiga em 2023, quando a legislação obriga a implantação de fato da nova lei, estar com a equipe de licitação do município apta a realmente efetivar as novas normas, os novos procedimentos da nova lei de licitações, sem que, a partir de então, não tenhamos nenhum tipo de problemas quanto aos órgãos de controle”, destacou o secretário de Administração, Wendell Batista.

Texto: Edísia Santos – Ascom SEAD/PGM/PMJ

Fotos: Edinázio Dias

Fernanda Barros – Secretária de Comunicação

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem