Inovação de sabores marca primeiro dia de oficina preparatória para o Festival gastronômico de Juazeiro



Com pratos de encher os olhos e dar água na boca, a oficina  ‘Uso de ingredientes locais’, um das fases preparatórias da segunda edição do Festival Gastronômico ‘Sabores de Juazeiro’, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), no Armazém da Caatinga, foi de muito aprendizado e apresentação de formas inovadoras de cozinhar.

O chef Leandro Nascimento, que atua há mais de 15 anos na área de gastronomia, adaptou pratos de outros países com ingredientes do Vale do São Francisco. O primeiro, um ceviche de tilápia com calda de maracujá, utilizando frutas como manga e uva, ideal para entrada ou petisco. Depois, ele inovou com licuri e cambraia (beijú de tapioca) num prato francês, um steak tartare de carneiro. “O Festival Gastronômico tem essa proposta de inovar, de trazer pratos que são esteticamente bonitos e também dos sabores peculiares do Vale do São Francisco. Então, a ideia é justamente que os participantes possam ‘brincar’ com ingredientes daqui”, explica Leandro. O chef estava acompanhado pela Chef Denise Lins.

A oficina terá continuidade nesta terça-feira (30) e, na quarta-feira (31), será a de elaboração de coquetéis, pois, nesta edição, a categoria drinks foi incluída, além das categorias prato principal, petiscos, lanches e sobremesa.

A secretária executiva do Sebrae, organizador do festival, Sara Brandão, afirma que as oficinas são uma etapa essencial para o sucesso do evento. “A partir das oficinas, os participantes conseguem ter novas ideias, ver o potencial de produtos e assim se especializar na apresentação dos pratos durante o festival em outubro”, diz.

Apoio

A Prefeitura Municipal de Juazeiro é parceira do Festival Gastronômico, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) e Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap). O evento conta ainda com o apoio do Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem e Alimentação do Município e do aplicativo de delivery Pede Aí.  O evento acontecerá entre os dias 14 e 30 de outubro de 2022.

Texto:  Karem Moraes - Assessora de Imprensa da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE)

Fotos: Pedro Ângelo

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem