JUAZEIRO-BAHIA: Ludicidade, música e jogos integram lista de material didático para educação inovadora

 

 
 

A demanda por levar inovação para dentro da sala de aula inspirou a Prefeitura de Juazeiro, que por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou uma verdadeira transformação na aquisição do material didático pedagógico municipal. Ludicidade, música e jogos fazem parte da lista de materiais que estão motivando os estudantes da rede municipal de ensino a terem mais prazer em aprender. Usados com intencionalidade, os materiais trazem entusiasmo e dinamicidade para o processo de ensino-aprendizagem.

Nas instituições de ensino os Programas Educacionais “Palavra Cantada”, “Toriba” e “Majog” passaram a contribuir com a prática educacional enquanto instrumentos pedagógicos inovadores, aliados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de representarem a recomposição da educação, valorização e protagonismo estudantil, através da constituição de uma identidade educativa voltada às preocupações com uso adequado e qualitativo dos recursos didáticos pedagógicos.

O material didático do Palavra Cantada tem como ponto de partida a música e oferece recursos e estratégias educacionais para o desenvolvimento de áreas de conhecimento da BNCC, sendo desenvolvido com alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais. O Majog – Matemática com Jogos – tem como proposta auxiliar os professores no ensino da matemática através de jogos, levando os estudantes a atuarem de forma ativa e cooperativa, utilizados nos segmentos Educação Infantil (IV e V) e Anos Iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Com a proposta de fazer crianças da Educação Infantil de um a três anos, “colocarem a mão na massa”, o Toriba oferece um processo de ensino e aprendizagem através de atividades executadas por meio de desenhos, pinturas, empilhamento e encaixe de objetos, exposição a texturas e demais atividades sensoriais.

“O uso dos materiais didáticos inovadores na rede municipal de ensino, tem possibilitado o desenvolvimento de habilidades ligadas ao objetivo de criar oportunidades para que os estudantes tenham sucesso no aprendizado, por meio de uma linguagem próxima do aluno, gerando identificação e motivação. Todo investimento realizado na educação pela prefeita Suzana Ramos, tem se traduzido em contribuições que se estendem desde o modelo de ensino inovador, que supera as dimensões técnicas e pedagógicas intrínsecas ao uso dos materiais e equipamentos didáticos, até a organização da estrutura física das escolas, sobretudo, com a entrega de quase 40 escolas totalmente reformadas e modernizadas, estabelecendo humanização no ensino de Juazeiro”, destacou a superintendente de Ensino, Willany Cunha.

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem