FAKE NEWS: É Falso o vídeo que circula nas redes sociais afirmando que era pistola de água a usada pelo brasileiro no atentando a vice presidente da Argentina Cristina Kirchner. Diz o site Boato.org


Boato
Está aí a prova de que o atentado contra Cristina Kirchner é uma farsa. A arma utilizada contra ela é, na realidade, uma pistola de água.

Em meio ao noticiário monopolizado pela questão das eleições brasileiras, uma história na Argentina chamou atenção. Um homem tentou matar a vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner na noite da quinta-feira (1º de setembro de 2022).

A pessoa é o brasileiro radicado na Argentina Fernando Andres Sabag Montiel. O ataque só não foi bem sucedido porque a arma que ele carregava falhou no momento dos disparos. Este fato fez com que uma teoria da conspiração crescesse na internet: a de que a arma era falsa e o atentado forjado.

Uma das teses aponta que o ataque foi feito, na realidade, com uma pistola de brinquedo. Mais exatamente, com uma arma que dispara água. A prova disso estaria em um vídeo de uma especialista que mostraria o que seria o momento que o rosto de Cristina Kirchner ficou molhado. Não vamos deixar o vídeo aqui, mas leia algumas da mensagens que o acompanhavam:

Versão 1: Muita farsa assistindo o Jornal a arma apontada pra ela e Brilhosa e contornos arredondados como a desse vídeo a que apresentaram como a arma usada é totalmente fosca e com cantos quadrados. Da pra ver a água saindo kkkk Versão 2: Arma usada em Cristina Kirchner era uma pistola de água. Parece que é a mesma narrativa falaciosa daquele atentado contra o ônibus de lula, inventado pelo PT. Segue o vídeo comprovando.

Versão 3: Cara o atentado  Cristina Kitchener era uma arma de água, Nesse vídeo vcs vão ver que o cara tentou matar ela afogada mais não conseguiu, Graças a Deus Já pensou uma vice presidente Morre afogada! Versão 4: Eles não tem limites, arma de jato de água ? Mentem , criam fakes, inventam atentados, e ainda dizem que são pelo povo!!! Pqp que nojo

Arma utilizada contra Cristina Kirchner era de água e atentado foi falso?

Como o ser humano (seja no Brasil ou na Argentina) adora uma teoria da conspiração, a tese da pistola de água se espalhou com muita força em redes sociais e, claro, serviu como combustível para ataques contra a esquerda (mais ou menos do mesmo nível dos que falam que a facada contra Bolsonaro foi falsa). Porém, as evidências que temos do caso mostram que a tese não se sustenta.

Os textos que circulam online não ajudam. Eles têm características de fake news como o tom alarmista e a falta de citação de qualquer fonte confiável que comprove a “teoria alternativa” (para não dizer outra coisa). E é justamente as fontes confiáveis que desmentem a tese maluca de pistola de água.

Vamos fazer um exercício de raciocínio. Se o cidadão fosse apenas um “engraçadinho” (de péssimo gosto) que teve a ideia de usar uma pistola para atirar água em Cristina Kirchner, isso seria esclarecido prontamente e o sujeito (se tivesse uma explicação) estaria liberado. Não foi o caso.

Fernando Andres Sabag Montiel continua preso e a polícia da Argentina não demorou muito para identificar a arma (apreendida na hora do ataque) utilizada por ele. Ele estava portando uma Bersa Thunder 32. Mais do que isso: a arma estava carregada com cinco balas. Esta matéria do La Nación mostra a arma (que está longe de ser de brinquedo).

É importante citar que a prova apresentada no vídeo (de que Cristina Kirchner foi “molhada” com a água da pistola) não é possível de ser comprovada por causa da baixa resolução do vídeo e a falta de iluminação. Ou seja: as provas oficiais têm muito mais força do que a tese em questão.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a arma utilizada no ataque a Cristina Kirchner era uma pistola de água e que o atentado não passou de uma armação. Trata-se de uma fake news (não a última) sobre o caso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem