ECONOMIA: Abaixo da Europa, Brasil tem a 6ª menor inflação do G20 em 2022


Da redação

O Brasil tem a 6ª menor inflação do G20 em 2022. O índice de preços do país está em 4,4% na taxa acumulada de janeiro a agosto, menor do que nações como União Europeia (7,6%), Reino Unido (7,1%) e Estados Unidos (5,4%). O levantamento é do economista-chefe da Austin RatingAlex Agostini, a pedido do Poder360.

O país está distante das taxas mais altas, como da Argentina (55,7%), Turquia (47,8%) e Austrália (10,5%) no acumulado de 2022. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de janeiro a agosto também está menor que outros países e regiões com taxas historicamente baixas, como Alemanha (7%), Canadá (6,4%) e França (5,1%).

Só Coreia do Sul (4,4%), Indonésia (3,6%), Japão (2,8%), Arábia Saudita (2,6%) e China (1,6%) têm taxas menores do que o Brasil. Economistas ouvidos pelo Poder360 indicam 2 fatores para a desaceleração do índice de preços brasileiro: 1) a queda de impostos, como o ICMS, por exemplo; 2) o aumento da taxa de juros pelo Banco Central, lá em março de 2021, que agora traz resultados.

Fonte: Poder 360

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação. 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem