ARTIGO: : Qual lado do cérebro você usa mais: o direito ou o esquerdo? Entenda!

Foto: Shutterstotck

Artigo publicado originalmente pelo site StarInsider

Qual lado do cérebro você usa mais: o direito ou o esquerdo?

Uma das hipóteses mais importantes sobre a formação do cérebro humano é que ele é dividido em dois. O lado esquerdo controla funções associadas com a lógica e o direito, supostamente, controla as funções ligadas a pensamentos abstratos e criatividade. Mas isso é simplificar demais um conceito bem mais complexo. 

O cérebro humano é dividido

Quando se olha para o cérebro é perceptível que ele é dividido ao meio. 

A natureza da divisão é a base das hipóteses

Essa divisão física fez com que os primeiros cientistas que estudaram o cérebro humano criassem teorias psicológicas, como o lado esquerdo X lado direito, por exemplo.

Até as partes localizadas no centro do cérebro são divididas em duas

As áreas centrais do cérebro como o striatum, tálamo, hipotálamo e tronco cerebral são constituídas de tecido contínuo, mas são também organizadas em lados direito e esquerdo.

O lado esquerdo do cérebro controla os membros direitos

Os hemisférios esquerdo e direito controlam funções diferentes no corpo. Exemplo: o lado esquerdo do cérebro controla o braço e a perna direitos e vice versa.

Psiquiatras do século XIX

No entanto, ampliar demais essa ideia é onde mora o perigo. O equívoco de que todas as funções do cérebro são processadas ou pelo lado esquerdo ou pelo lado direito do cérebro pode ser rastreado até os psiquiatras dos anos 1800.

As conclusões deles

Ao lidarem com pacientes que tinham dificuldade de fala e perceberem que eles também apresentavam danos nos lobos temporais esquerdos, os cientistas concluíram que a comunicação era controlada pelo lado esquerdo do cérebro.

O escritor escocês Robert Louis Stevenson

Esta ideia dominou a comunidade científica tanto quanto a imaginação do autor Robert Louis Stevenson. Ele escreveu sobre um hemisfério esquerdo e lógico competindo com o hemisfério direito emocional.

Doutor Jekyll e o senhor Hyde

O lado esquerdo e direito do cérebro foram personificados nas figuras Dr. Jekyll e Sr. Hyde. Um lado que é bom e outro demoníaco. Isso também leva a associações entre ordem e caos.

Um hemisfério separado ou um hemisfério danificado

Mais tarde, ao observar pacientes que tiveram seus hemisférios separados (ou que não tinham um deles), os psicólogos perceberam que eles ainda demonstravam uma série de comportamentos, tanto lógicos quanto criativos.

Algumas funções são localizadas, mas não completamente

Apesar disso, descobriu-se que um lado do cérebro é mais ativo do que o outro para algumas funções. A linguagem é mais localizada à esquerda e a atenção à direita.

Muda por sistema, não por pessoa

Portanto, um lado do cérebro pode até trabalhar mais que o outro, mas isso tende a variar de acordo com a função, não de pessoa para pessoa.

Ninguém tem um lado completamente dominante

Não há evidências científicas concretas que sugiram que os indivíduos têm lados dominantes do cérebro.

Ser artístico não significa necessariamente que o lado direito é dominante

Algumas pessoas podem ser extremamente lógicas e outras podem parecer muito criativas e artísticas, mas isso não tem nada a ver com qual lado de seus cérebros é o dominante.

Lógica requer criatividade

Por exemplo, se tivermos que resolver um problema matemático muito complexo, talvez precisemos ser bastante criativos para conseguir resolvê-lo.

Criatividade requer lógica

Da mesma forma, muitas obras de arte precisam de métodos lógicos. Um artista precisa calcular a proporção entre a cabeça e as pernas de uma pessoa numa pintura, por exemplo.

Funções compartimentadas que trabalham juntas

Quase tudo o que nosso cérebro faz requer que ele funcione como um só, apesar de ser compartimentado ao mesmo tempo.

Quando conversamos, estamos usando diversas funções ao mesmo tempo (lembrando, processando, etc.)

O cérebro trabalha de forma modular e é errado simplificá-lo em apenas direito e esquerdo. Todas as partes do cérebro trabalham juntas para realizar funções. Quando falamos com alguém, podemos estar usando múltiplas áreas, se não todas.

Suponha que o departamento de marketing trabalhe com o departamento financeiro

O cérebro trabalha como o sistema de uma empresa: tem várias partes diferentes funcionando ao mesmo tempo e que trabalham juntas o tempo todo - ou pelo menos deveriam.

Por que nosso cérebro evoluiu para funcionar assim?

Do ponto de vista evolutivo, o benefício disso é que se uma parte do cérebro falhar, uma pessoa não se torna completamente incapaz de fazer qualquer coisa.

Como os dois lados trabalham juntos: só com o abstrato, nós não conseguiríamos falar

Quando olhamos uma nuvem e enxergamos um urso estamos usando nossa função de abstração de baixa resolução em larga escala. Essa função é domínio do lado direito. O lado esquerdo, por sua vez, controla a função de alta resolução e estruturas de conhecimento detalhado, como a linguagem, por exemplo. 

Como os dois lados trabalham juntos: devemos encontrar nossos pés antes de entrar em território desconhecido

Não se trata apenas de linguagem vs. não-linguagem ou matemática vs. não-matemática. A diferença fundamental está entre território dominado e território inexplorado.

Como os dois lados trabalham juntos: parando e começando

Outra generalização imprecisa é que o hemisfério esquerdo ativa comportamentos enquanto o lado direito os inibe.

Como os dois lados trabalham juntos: palavras e imagens

O hemisfério esquerdo lida com o processamento de palavras, enquanto o hemisfério direito lida com imagens.

Como os dois lados trabalham juntos: linear e pensamento holístico

O hemisfério esquerdo está preocupado com o pensamento linear e o hemisfério direito está preocupado com o pensamento holístico.

Como os dois lados trabalham juntos: reconhecimento de detalhes e padrões

O hemisfério esquerdo se preocupa com o reconhecimento de detalhes. O lado direito está preocupado com o reconhecimento de padrões.

Como os dois lados trabalham juntos: criação de detalhes e padrões

Por isso mesmo, o hemisfério esquerdo é bom para gerar detalhes e o hemisfério direito é bom para gerar padrões.

Como os dois lados trabalham juntos: ação motora fina e grossa

O lado esquerdo do cérebro gerencia principalmente ações motoras finas, movimentos que precisamos para desenhar ou tricotar, por exemplo. Já o lado direito lida com ação motora bruta, nos movimentos que fazemos para correr ou para pegar um objeto.

Fontes: (Healthline) (National Geographic) (Harvard Health)

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem