ARTIGO: A incrível capacidade do cérebro depois dos 60 anos

Foto: Tacilla Medrado

(*) Taciano Gustavo Medrado Sobrinho

Olá caríssimo(as leitore(a)s,

Confesso que ao ler esse artigo fiquei muito entusiasmado, pois afinal já ultrapassei a barreira dos 60 anos e como todo ser humano que começa a entrar na chamada terceira idade sempre fica na expectativa de como as coisas vão acontecer com nosso  corpo físico e com a nossa  mente. Conforme preceitua  uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Décimo Junio Juvenal, que por sua vez traz em seu seio o conceito da escola pitagórica na necessidade de controle dos pensamentos e manutenção da ordem do corpo que dizia:  “Mens sana in corpore sano (“uma mente sã num corpo são”).

"Por volta dos 60 anos de idade, a interação dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro torna-se harmoniosa, o que expande as possibilidades criativas"

O diretor da Escola de Medicina da Universidade George Washington argumenta que o cérebro de uma pessoa idosa é muito mais prático do que se acredita. Nessa idade, a interação dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro torna-se harmoniosa, o que amplia nossas possibilidades criativas. É por isso que entre as pessoas com mais de 60 anos você pode encontrar muitas personalidades que acabaram de iniciar suas atividades criativas.

É claro que o cérebro não é mais tão rápido quanto na juventude. No entanto, ganha em flexibilidade. Portanto, com a idade, somos mais propensos a tomar as decisões certas e menos expostos a emoções negativas. O pico da atividade intelectual humana ocorre por volta dos 70 anos, quando o cérebro começa a funcionar com força total.

Com o tempo, aumenta a quantidade de mielina no cérebro, substância que facilita a passagem rápida de sinais entre os neurônios. Devido a isso, as habilidades intelectuais aumentam em 300% em comparação com a média.

Também interessante é o fato de que após 60 anos, uma pessoa pode usar 2 hemisférios ao mesmo tempo. Isso permite que você resolva problemas muito mais complexos.

O professor Monchi Uri, da Universidade de Montreal, acredita que o cérebro do velho escolhe o caminho que consome menos energia, elimina o desnecessário e deixa apenas as opções certas para resolver o problema. Foi realizado um estudo envolvendo diferentes faixas etárias. Os jovens ficaram muito confusos ao passar nos testes, enquanto os com mais de 60 anos tomaram as decisões certas.

Agora, vamos olhar para as características do cérebro entre as idades de 60 e 80.

CARACTERÍSTICAS DO CÉREBRO DE UM IDOSO.

1. Neurônios no cérebro não morrem, como todos ao seu redor dizem. As conexões entre eles simplesmente desaparecem se a pessoa não se envolver em trabalho mental.

2. Distração e esquecimento surgem devido a uma superabundância de informações. Portanto, não é necessário que você concentre toda a sua vida em ninharias desnecessárias.

3. A partir dos 60 anos, uma pessoa, ao tomar decisões, não usa só um hemisfério como os jovens, mas os dois ao mesmo tempo.

4. Conclusão: se uma pessoa leva um estilo de vida saudável, se movimenta, tem atividade física viável e é totalmente mentalmente ativa, as habilidades intelectuais NÃO diminuem com a idade, elas simplesmente CRESCEM, atingindo um pico na idade de 80-90 anos.

Então não tenha medo da velhice. Esforce-se para se desenvolver intelectualmente. Aprenda novos ofícios, faça música, aprenda a tocar instrumentos musicais, pinte quadros! Dança! Interesse-se pela vida, conheça e comunique-se com amigos, planeje o futuro, viaje da melhor maneira possível. Não se esqueça de ir a lojas, cafés, shows. Não se cale sozinho, é destrutivo para qualquer um. Viva com o pensamento: todas as coisas boas ainda estão à minha frente...!!!

Passe esta informação para seus familiares e amigos na faixa dos 60, 70 e 80 anos para que eles possam se orgulhar de sua idade.

Referencia bibliográfica: 

Fonte: New England Journal of Medicine.

(*) Professor, Engenheiro Agrônomo. Bacharel em Administração, Matemático, Psicopedagogo, desportista e músico. 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem