Projeto de extensão da Univasf promove evento sobre prevenção a obesidade infantil

Um projeto de extensão do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) vai realizar, na próxima quinta-feira (11), um evento em combate à obesidade infantil com crianças assistidas pelo PETRAPE, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A ação é promovida pelo projeto de extensão "Cardiologia pediátrica no setor público: mobilização universitária para expansão da assistência em Petrolina/PE e região", coordenado pelo professor Dr. Anderson Armstrong.

O evento será realizado das 10h às 12h e vai contar com a presença de alunos de medicina da Liga Cardiovascular da UNIVASF para aferição da pressão arterial dos jovens e orientação das famílias sobre os riscos cardiovasculares associados à obesidade. A ação também vai contar com o apoio dos estudantes do curso de nutrição da UPE para orientar de forma lúdica sobre alimentação saudável. 

Durante a programação, os alunos de educação física da UNIVASF vão realizar gincanas esportivas com as crianças presentes, que também vão poder se divertir através de jogos interativos, fornecidos pela empresa Brinquedos do Vale.

Para o coordenador do projeto, o médico cardiologista e professor da UNIVASF, Anderson Armstrong, a obesidade infantil é um problema de saúde grave e que deve ser tratado com seriedade. “Crianças obesas tem um tendência muito maior de se tornarem jovens e adultos obesos, o que gera diversas complicações ao longo da vida como diabetes, hipertensão e níveis elevados de colesterol. Isso afeta, não só a qualidade de vida, como também encurta o tempo de vida dessas pessoas”, explicou.  

Acompanhamento especializado 

O projeto de extensão ainda irá oferecer atendimento médico gratuito, realizado pela Dra. Fabiana Moreira Moraes, na Policlínica/UNIVASF, inaugurando o primeiro ambulatório de cardiologia pediátrica pelo SUS na região. Dessa forma, será possível realizar o acompanhamento especializado de crianças e adolescentes obesos e cardiopatas, além daqueles com cardiopatias congênitas.

Texto e  foto :Adeilton Jr - Ascom

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem