Pacientes com quadro suspeito de hanseníase em Juazeiro são atendidos em carreta instalada na Orla Nova de Juazeiro

Começaram nesta segunda-feira (8), os atendimentos na ‘Roda Hans: Carreta da Saúde-Hanseníase’, que está instalada na Orla Nova de Juazeiro. Pacientes que apresentam manchas, diminuição da sensibilidade em qualquer parte do corpo ou ainda dormência nas mãos e pés, áreas adormecidas na pele, dor nos nervos, presença de caroços no corpo, inchaço em mãos e corpo começaram a buscar pelo serviço que ficará durante a semana.

Dona Maria Izabel da Costa ficou sabendo pela vizinha sobre os atendimentos que estariam sendo realizados na Carreta da Saúde. Como a dona Maria Izabel tinha uma mancha suspeita, foi buscar pelo serviço. “Um diagnóstico rápido é muito importante e é até melhor para a pessoa se tratar, porque quando não tem a certeza a pessoa se desespera e toma qualquer coisa e fica até pior”, destacou a paciente.

Juazeiro possui 120 pessoas em tratamento de hanseníase. Somente este ano, foram 90 casos novos. “Estaremos atendendo por demanda espontânea todos os contatos e casos de hanseníase. Esta é uma doença que chama a atenção porque é capaz de levar incapacidade às pessoas. Na carreta estaremos fazendo uma avaliação diferenciada, com teste rápido para contato, avaliação com fisioterapeuta, triagem para avaliação neurológica dos pacientes e contatos, aplicação da BCG. O nosso trabalho é multidisciplinar que envolve diferentes setores para além da saúde”, destacou o técnico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Walter Ataalpa.

A carreta ficará das 8h às 17h, até a sexta-feira (12).


Texto e foto:  Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS