Prefeitura de Juazeiro lança cartilha para ajudar população a se proteger contra golpes no Pix

Precisa fazer uma transferência de dinheiro para outra pessoa? Faz um Pix! Quem nunca falou ou ouviu essa frase nos últimos tempos? Desde que foi criado pelo Banco Central, o Pix (meio de pagamento eletrônico instantâneo) facilitou bastante as transações bancárias, uma vez que não há cobranças de taxas para realizar a transferência de dinheiro entre contas da mesma instituição ou de instituições bancárias diferentes, diminuindo a burocracia.

Mas apesar dessa facilidade, o Pix também entrou na mira de pessoas mal intencionadas. Pensando nisso, a Prefeitura de Juazeiro elaborou a Cartilha Contra Golpes no Pix, uma iniciativa da Procuradoria Geral do Município e equipe do Procon de Juazeiro. A ideia do material educativo é para alertar a população em geral como realizar transações seguras via Pix e se proteger para não cair em armadilhas de golpistas.

“Diante do crescimento no número de golpes e fraudes com o uso do Pix, produzimos essa cartilha com o objetivo de alertar, proteger e orientar a população. Pedimos que leiam atentamente, tomem bastante cuidado com qualquer transação e procurem o Procon de Juazeiro em caso de dúvidas”, declarou o Procurador Geral do Município, Thiago Cordeiro.

A cartilha chama a atenção dos consumidores para algumas artimanhas que os fraudadores utilizam para conseguir os dados bancários dos clientes e realizarem transações bancárias com o Pix, tais como sites falsos, golpe do whatsapp clonado, falha no envio do Pix e falsas centrais de atendimento. 

“Pensamos na elaboração dessa cartilha com o intuito de possibilitar que o consumidor retire suas dúvidas e possa utilizar o sistema eletrônico de pagamentos com maior segurança, tranquilidade e, principalmente, sem cair em golpes e fraudes. É assombroso o aumento de fraudes relacionadas à utilização do Pix em todo país. O Procon de Juazeiro, com mais essa cartilha, está trabalhando na orientação do uso adequado desse sistema, bem como, na fiscalização para que não tenha fraude contra os consumidores da nossa cidade e região”, destacou o coordenador executivo do Procon de Juazeiro, Carlos Macedo.

Versões

Por enquanto, a Cartilha Contra Golpes no Pix pode ser encontrada na versão online, disponível para acesso através do link: https://heyzine.com/flip-book/993eb60b57.html#page/1 e também no site da Prefeitura de Juazeiro (juazeiro.ba.gov.br). Em breve a cartilha também estará disponível na versão impressa.

O consumidor de Juazeiro que se sentir lesado pode denunciar essa e outras situações, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no Procon municipal, localizado na Rua Minas Gerais, nº 46, 4º andar, bairro Santo Antônio, vizinho à Galeria Rio Fitness ou pelo e-mail: procon@juazeiro.ba.gov.br

Texto: Edísia Santos – Ascom PGM/Procon/PMJ

Fernanda Barros – Secretária de Comunicação/PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS