LUTO NO FUTEBOL: Morre Carlos Alberto dos Santos, o inigualável Feijão, ídolo do futebol amador de Juazeiro

Foto divulgação- Secult

A redação do blog do professorTM recebeu na manha dessa sexta-feira(19) a triste notícia do falecimento do grande ídolo do futebol amador de Juazeiro  ocorrido na madrugada.  Carlos Alberto dos Santos, o conhecido Feijão, foi um dos grandes jogadores do futebol de Juazeiro. Ele tinha 79 anos e estava passando por sérios problemas de saúde. 

Feijão era natural de Rui Barbosa no interior baiano e antes de jogar em Juazeiro ele teve passagem pelo Guarani de Salvador, Seleção de Miguel Calmon, onde foi vice-campeão do Campeonato Intermunicipal, jogando ao lado de Bebeto com quem também jogou no Veneza, depois passou pelo Guarani de Juazeiro do Norte e Caiano de Petrolina. Chegou ao Veneza em 1971, atuando de ponta direita, um ano antes da inauguração do gramado do Estádio Adauto Moraes. Naquele ano o Campeão juazeirense foi o Botafogo da policia Militar. Na equipe do Veneza jogavam Farinha, Benitez, Dino, Mário Moraes, Zé Odorico, Totonho, Esquerdinha e Dão Baguinha.

FEIJÃO E O IMBATIVEL VENEZA DA DÉCADA DE 1970

Feijão integrou a grande equipe do Veneza tetra campeã juazeirense:1972,73/74/75 com destaque para uma fantástica formação, tendo Farinha, Bebeto, Avelar, Lércio e Valdeci; Benitez, Zé Odorico e Celso Maravilha; Feijão, Totonho e chico. Depois, Feijão foi para o Olaria, praticando também um grande futebol, sendo, inclusive, campeão do Centenário de Juazeiro pelo alvinegro, treinado por Raimundo Amarildo. Ele era também figura carimbada na seleção Juazeirense em jogos memoráveis no Adauto Moraes. Ainda teve passagens por outras equipes locais antes de encerrar a carreira, uma delas foi o América, sendo Campeão do Torneio Pedro Laju em 1987, além de participar em outros times, mas de veteranos.

QUEM FOI MESMO FEIJÃO

Feijão era privilegiado fisicamente, alto e forte e tinha muita velocidade e com muita eficiência nos cruzamentos pela direita. Valdecir que jogou com ele no Veneza e que também foi seu adversário sintetiza quem foi o jogador: “companheiro, bom jogador, tínhamos muita confiança nele, a velocidade dele o tornava difícil de ser marcado, digo isso, pois, fiz alguns duelos contra ele”, disse.

Outro companheiro de Feijão foi Celso Maravilha que lembra como o conheceu e fala do jogador: “Iniciei minha vida no Veneza, jogando com ele, a primeira vez que o vi foi no campo do Madureira, ele estava pegando um baba e eu fiquei segurando a sandália dele. Pouco tempo depois estava jogando ao lado dele. Foi um dos jogadores mais completos que eu vi jogar e fora de campo sempre foi uma grande pessoa”, concluiu.

O radialista Raimundo Amarildo que foi treinador de Feijão no Olaria, no Veneza e na Seleção Juazeirense destaca as principais características do jogador: “ Era rápido, driblava em velocidade e cruzava sempre na cabeça dos companheiros”, sintetizou.

Eu mesmo presenciei vários lances de Feijão, jogando de ponta direita pelo Veneza. Ganhava do adversário na velocidade ou no drible e cruzava: Zé Odorico e Totonho fizeram vários gols em cruzamentos dele.

Recentemente fizeram duas homenagens a Feijão. Uma das tais, foi organizada por ex-jogadores da região, como lembra Vavá que atuou algumas vezes contra ele e lembra desse momento: “ Trata-se de um excelente jogador que estava passando por problemas, fizemos um beneficente, para homenageá-lo, mas, também ajudá-lo, pois, passava por problemas sérios de saúde. Foi uma partida no estádio Adauto Moraes, entre veteranos de Juazeiro e Petrolina”, lembrou.

A outra homenagem ocorreu esse ano, quando Feijão deixou suas marcas na Calçada da Fama do estádio Adauto Moraes, numa homenagem da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura e Esportes.

Vários amigos e antigos companheiros de Feijão se manifestaram nas redes sociais, demonstrando solidariedade e pesar pela morte de Feijão. O corpo será velado no SAF de Juazeiro e o sepultamento ocorrerá às 16 horas.

A equipe do blogTM se solidariza nesse momento de dor com todos os familiares e amigos de  Feijão e que Deus possa confortar a todos. 

Texto adaptado do jornalista e radialista esportivo Tony Martins/Agência CH

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem