EVENTO: CREA-BA realiza Congresso Estadual de Profissionais de 05 a 07 de agosto

As longas distâncias entre os municípios baianos foram vencidas durante mais de dois meses de realização de eventos microrregionais do 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), nas 26 inspetorias regionais. As dificuldades impostas pela geografia da Bahia, aliada ainda aos riscos ocasionados pela Covid-19, foram algumas das barreiras enfrentadas pela Coordenação do evento deste ano, que será encerrado no Estado no período de 05 a 07 de agosto, durante a realização do encontro estadual, que acontecerá no Hotel Fiesta. Cerca de 85 propostas serão analisadas e votadas para serem encaminhadas ao evento nacional, que será realizado em Goiânia, de 06 a 08 de outubro.

Na ocasião, os delegados eleitos vão votar nas propostas mais inovadoras, definidas para representarem a Bahia no Congresso Nacional, que será realizado de 06 a 08 de outubro, em Goiânia. Este ano o evento tem como tema: “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.

De acordo com o presidente do Crea-BA, engenheiro agrimensor Joseval Carqueija, que participou de todos os eventos microrregionais, o CNP é o momento em que o Conselho Federal consulta suas bases, como forma de trazer melhorias para os profissionais, empresas, sociedade e também para o Sistema. “A cada três anos somos ouvidos e temos essa oportunidade de contribuir com o fortalecimento do nosso Sistema e, consequentemente, das nossas profissões”.

A coordenadora do CEP, engenheira civil Rute Carvalhal, fez um balanço positivo da iniciativa deste ano, com a participação efetiva dos profissionais e estudantes ao longo de todos os encontros no Estado. “A perspectiva de elaborar propostas para implementar políticas públicas demonstra que a responsabilidade social precisa ser cada vez mais incentivada no debate”, afirmou Rute. Nas etapas microrregionais ela pontuou que os profissionais trouxeram diversos problemas que afetam a sociedade baiana e o país, a exemplo das enchentes, ausência de saneamento básico, que acarretam diversos problemas de saúde pública. Os profissionais apontaram ainda diversos problemas no âmbito da formação e atuação profissional, mercado de trabalho e trouxeram propostas para melhorar a atuação do Conselho.

“As etapas nos municípios são importantes porque promovem o interesse, participação e empolgação nos encontros, além do brilho no olhar ao saber que o propósito está sendo o de agregar cada vez mais e valorizar as profissões do sistema tecnológico do nosso país”, finalizou a coordenadora Rute Carvalhal.

1º dia – Sexta-feira – 05/08 – Salão Lótus ABC

16h30 – Início do credenciamento dos delegados

19h – Abertura do evento: composição da mesa diretiva

20h – Palestra Magna com o Eng. Luiz Antônio Corrêa Lucchesi – Conselheiro Federal

21h – Considerações finais

21h15 – Coquetel no foyer do salão Lótus ABC

2º dia – Sábado – 06/08 – Manhã: Salão Lótus ABC

8h – Credenciamento

8h30 – Início do evento

9h30 – Apresentação do Programa Mulher – Coordenadora adjunta, Urbanista Juliana Paes

10h – Palestra Eixo 1: Inovações Tecnológicas – Eng. Júlio César Chaves – SENAI/CIMATEC

10h30 – Palestra Eixo 2: Infraestrutura – Eng. Alexandre Landim Fernandes – SINDUSCON

11h – Palestra Eixo 3: Atuação Profissional – Eng. Osmar Barros Júnior – CONFEA

11h40 às 12h – Perguntas

12h20 – Intervalo para o Almoço

3º dia – Domingo – 07/08/2022 – Salão Lótus ABC

8h – Credenciamento

8h30 – Início do evento

Votação do formato da eleição de delegados

9h – Aprovação de propostas para o 11º CNP

10h30 – Coffee break

11h – Eleição de delegados para o 11º CNP

Cadastramento dos delegados eleitos

13h – Encerramento do evento


Texto de Nadja Pacheco/CREABA

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS