Prefeitura de Juazeiro realiza formação com merendeiras da rede municipal de ensino sobre boas práticas de manipulação dos alimentos


O percurso dos alimentos que compõem a alimentação escolar até chegar as mãos dos estudantes nas unidades ensino, envolve  a realização de diversos processos e procedimentos. O acesso à informação correta sobre boas práticas de manipulação desses alimentos é essencial para a garantia de uma alimentação saudável e segura. Pensando nisso, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou, nesta sexta-feira (08), uma formação com cerca de 190 merendeiras da rede municipal, da sede e interior do município, para orientação das profissionais sobre o tema.

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, abriu o evento destacando a importância da iniciativa e, durante todo o dia, as merendeiras receberam orientações da equipe que compõe o Núcleo de Alimentação Escolar da Seduc, sobre as boas práticas de manipulação de alimentos: conservação, armazenamento e higienização. Além disso, também foram pontuadas questões relacionadas à importância da vestimenta adequada pra uso nos ambientes de armazenamento, conservação e cocção dos alimentos.

Merendeira há vinte anos, Cláudia Maria Barbosa dos Santos informou que já participou de outras formações, que são momentos importantes por orientarem o trabalho desenvolvido no dia a dia, e destacou uma informação que fará a diferença em sua  rotina. “Hoje me chamou atenção a questão da roupa. Devemos ir para o trabalho com uma e trocá-la quando chegarmos na escola, para não haver  contaminação nos alimentos”, explicou a merendeira.

Já Maria da Glória Santos é novata na rede municipal, está há cerca de sete meses, e ressaltou a importância do momento formativo. “Nós aprendemos várias coisas que não sabíamos, para labutar na merenda e tomar todos os cuidados, inclusive, na alimentação das crianças. Trabalho na parte da manhã e é o horário onde há mais crianças”, contou a merendeira.

As merendeiras também receberam materiais de apoio como cartilha com orientações sobre os procedimentos,  e durante o evento, também puderam fazer observações e sanar dúvidas sobre os procedimentos. 

Qualidade

A nutricionista responsável pelo Núcleo de Alimentação Escolar da Seduc, Ilce Eulália Rosa, destacou o cuidado da gestão municipal com a merenda de qualidade e o treinamento das profissionais. “A formação de merendeiras é de extrema importância no processo de desenvolvimento da saúde dentro da educação. As merendeiras são treinadas na questão das boas práticas, processo de higiene, congelamento e descongelamento dos produtos que entregamos, para ter realmente uma merenda de qualidade”, finalizou a nutricionista.

Brena Souza - Ascom/ Seduc/PMJ

Fotos - João Pedro Soares - Ascom/Seduc/PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem