TERRRORISMO: Líder da Al Qaeda é morto em ataque a drone dos EUA na Síria

Foto: AFP

O exército americano anunciou nesta sexta-feira (22/10) ter abatido um líder do grupo terrorista Al Qaeda em um ataque com drone perto da cidade de Suluk, na Síria, sob controle turco. As informações são  da AFP.

"Um ataque aéreo dos EUA hoje [sexta-feira] no noroeste da Síria matou o líder da Al Qaeda Abdul Hamid al-Matar", disse o porta-voz do Comando Central, major John Rigsbee, em um comunicado, acrescentando que o drone utilizado foi um modelo MQ-9 e que não foram identificadas vítimas civis.

"A remoção deste líder sênior da Al Qaeda interromperá a capacidade da organização terrorista de planejar e realizar ataques globais, que ameaçam cidadãos americanos, nossos parceiros e civis inocentes", acrescentou o comunicado.

Posto avançado dos EUA atacado

Os militares americanos, porém, não informaram se foi uma retaliação ao ataque há dois dias contra a base de Al-Tanf, no sul do país, utilizada pela coalizão internacional liderada pelos EUA, perto das fronteiras com a Jordânia e o Iraque. 

Segundo o Pentágono, em setembro, outro comandante da Al Qaeda, Salim Abu-Ahmad, foi morto em um ataque aéreo em Idlib, no noroeste da Síria.

" A Al Qaeda continua representando uma ameaça para os Estados Unidos e aliados", afirmou Rigsbee. 

O grupo "utiliza a Síria como uma base recuada para se reconstituir, coordenar-se com afiliados e planear operações no exterior", acrescentou. 

Cerca de 500.000 pessoas foram mortas desde o início da guerra civil na Síria, em 2011, e mais de 6,6 milhões buscaram refúgio no exterior. Aproximadamente 900 soldados americanos permanecem no nordeste sírio e na base de Al-Tanf, no sul. 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS