RETROCESSO E PROGRAMA POLITIQUEIRO PETISTA: Diretrizes de Lula incluem , fim do teto e revogação da reforma de Temer. Entenda!

| Foto: Suamy Beydouin/Estadão Conteúdo

Da Redação

Segundo reportagem do jornalista Caio Spechotodo do Poder 360, as diretrizes de programa do ex-presidente e pré-candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incluem o fim do teto de gastos públicos e a revogação da reforma trabalhista realizada no governo de Michel Temer (MDB).

O documento, que ainda pode ser alterado, é em seus principais pontos uma compilação de temas dos quais Lula já tratou publicamente. Eis a íntegra das diretrizes (726 KB)

No caso da reforma trabalhista, porém, há uma diferença: ele vinha falando em revisão, não em revogação.

“Defendemos a revogação da reforma trabalhista feita no governo Temer e a construção de uma nova legislação trabalhista”, afirmam as diretrizes de programa.

reforma de Michel Temer flexibilizou as regras da área e é alvo de críticas da esquerda. Lula vem falando em uma revisão sobre o tema.

O estabelecimento de novas leis trabalhistas é mencionado no documento. Isso seria feito:

“A partir de negociação tripartite, que proteja os trabalhadores, recomponha direitos, fortaleça os sindicatos sem a volta do imposto sindical, construa um novo sistema de negociação coletiva e dê especial atenção aos trabalhadores informais e de aplicativos.” 

Lula também já falou publicamente sobre o imposto sindical, extinto na reforma trabalhista. Segundo ele, em vez do imposto, seria possível fixar uma “contribuição” em assembleia.

Teto e regime fiscal 

O ex-presidente vem falando que eventual novo governo seu colocará “o pobre no Orçamento e o rico no Imposto de Renda”.

Há trechos nesse sentido nas diretrizes programáticas.

“Vamos recolocar os pobres e os trabalhadores no Orçamento. Para isso, é preciso revogar o teto de gastos e rever o atual regime fiscal brasileiro, que é disfuncional e perdeu totalmente sua credibilidade”, afirma o texto.

O documento defende um novo regime fiscal nos seguintes moldes:

“Que disponha de credibilidade, previsibilidade e sustentabilidade, que possua flexibilidade e garanta a atuação anticíclica, que promova a transparência e o acompanhamento da relação custo-benefício das políticas públicas, que fortaleça o planejamento e a articulação entre investimentos públicos e privados, que reconheça a importância do investimento social, dos investimentos em infraestrutura e que esteja vinculado a criação de uma estrutura tributária mais simples e progressiva. Vamos colocar o pobre outra vez no Orçamento e os super ricos pagando impostos.”

Lula tem criticado empresários e operadores do mercado financeiro por sua preocupação com o teto de gastos públicos.

Segundo ele, “governo sério” não precisa do mecanismo, que teria sido adotado porque “os banqueiros são gananciosos”.

A liderança de Lula nas pesquisas de intenção de voto tem levado integrantes desses setores da sociedade a tentar reestabelecer interlocução com o ex-presidente.

O movimento, porém, esbarra em declarações do petista contrárias ao grupo. Ele tem dito que conversará com o setor, mas não necessariamente nesse momento.

última pesquisa PoderData, divulgada em 25 de maio, mostra o petista 43% das intenções de voto para o 1º turno.

O principal adversário é o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Ele tem 35% das intenções de voto.

Além do PT, estão com Lula o PSB (de Geraldo Alckminvice na chapa), Solidariedade, Psol, PC do B, PV e Rede.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem