OPINIÃO: Cenário de 1º turno pode mudar com campanha. As previsões são “ainda precipitadas”. diz cientista político

O cientista político e pesquisador de temas eleitorais Joscimar Silva avalia que, embora os cenários apresentados por diversas pesquisas indiquem uma possível vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no 1º turno, o início da campanha em agosto deve alterar esse quadro.

“As campanhas têm o poder de provocar esse debate público, envolver e convencer esse cidadão que está preocupado com sua vida cotidiana e que, no momento da campanha eleitoral, questões vão vir à tona e vão tomar conta do debate público de maneira quase geral. Então isso vai fazer com que cidadãos que tenham algumas predisposições possam mudar de tendência”, disse em entrevista ao PoderDataCast nesta 3ª feira (28.jun.2022). Ele é também diretor da Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais).

Como o Poder360 mostrou, de 7 pesquisas divulgadas na semana passada, 6 indicaram a possibilidade de as eleições serem resolvidas já no 1º turno com vitória de Lula. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentará a reeleição, aparece em praticamente todos os levantamentos em 2º lugar.

Para Silva, as previsões são “ainda precipitadas” justamente porque a campanha eleitoral de fato começará só em agosto. Os candidatos poderão pedir votos diretamente em seus nomes e farão mais atos públicos, além da propaganda em rádio e televisão.

“Apesar da grande influência das redes sociais, a gente sabe que a televisão ainda tem muita influência. Esse momento da campanha ainda tem importância muito grande, especialmente em relação aos eleitores indecisos, mais voláteis que ainda podem mudar seu voto”, disse.

Para Rodolfo Costa Pinto, coordenador do PoderData, o cenário de polarização entre Lula e Bolsonaro está consolidado até “pelo menos a campanha começar em agosto”. Também em entrevista ao PoderDataCast, ele disse não ver ainda uma tendência inquestionável de as eleições serem decididas já no 1º turno.

“Acho que vamos ficar sempre nesse limite até começar de fato a campanha. O cidadão médio está preocupado com outras coisas e não necessariamente com os pré-candidatos neste momento”, disse.

Pesquisa PoderData realizada de 19 a 21 de junho de 2022 mostra que o cenário para o 1º turno permaneceu estável, registrando oscilações na margem de erro de 2 pontos percentuais. Hoje, Lula tem 44% das intenções. Bolsonaro pontua 34%.

Em relação à rodada de 5 a 7 de junho, o petista variou 1 ponto para cima, enquanto o chefe do Executivo oscilou 1 p.p para baixo.

Já em uma eventual disputa de 2º turno, Lula ampliou a vantagem sobre Bolsonaro. O petista tem 52% das intenções de voto, contra 35% do atual presidente. A distância é de 17 pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 19 a 21 de junho de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 302 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07003/2022.

PESQUISAS ELEITORAIS

Para Silva, a desconfiança sobre as pesquisas eleitorais é fruto do desconhecimento sobre procedimentos, técnicas e métodos usados nos levantamentos.

Bolsonaro, por exemplo, faz críticas reiteradas e estimula que seus apoiadores não respondam a questionários e duvidem dos resultados. Em menor grau, a oposição também questiona algumas pesquisas eleitorais.

“No cenário atual, há uma produção de desinformação estrategicamente feita para gerar desconfiança nas pesquisas eleitorais na mesma linha de gerar desconfiança dentro das instituições e dos processos eleitorais. Esse é um grande desafio de hoje”, disse.

O professor, no entanto, diz que o surgimento de novas empresas de pesquisa e o aumento do volume de levantamentos pode ajudar a reconquistar a credibilidade junto aos eleitores.

Para Rodolfo, parte dos ataques às pesquisas partem da ideia de que elas têm capacidade para influenciar o eleitor a votar em quem está liderando nos levantamentos.

“Não existe nenhuma evidência clara desse efeito de favorecimento a quem aparece em 1º lugar. Há até pesquisas que mostram que esses efeitos se cancelam, ou seja, há uma parte que vai votar em quem está na frente e outra que vota em quem está mais atrás. Não há nenhuma comprovação de que existe um efeito manada”, disse.

Com informações de Mariana Huabert/Poder 360.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem