Contran APROVA novas regras para o uso do capacete: Motociclistas poderão ser multados

foto divulgação

Os motociclistas representam uma grande parcela das pessoas habilitadas no Brasil de hoje em dia. Dessa maneira, sabe-se desde as aulas da autoescola sobre a importância de um objeto em especial no momento de pilotar. Sendo assim, estamos falando a respeito do uso do capacete.

Contudo, apesar disso, muitos motociclistas podem não fazer uso deste item, muito necessário para garantir a segurança dos pilotos. Desse modo, o Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, órgão responsável por estabelecer regras para assegurar a segurança dos motoristas, trouxe novidades em relação aos capacetes.

Porque é importante ficar atento às mudanças?

Em primeiro lugar, é preciso justificar o motivo de estar atento às mudanças. Sendo assim, a primeira razão para saber sobre as alterações nas regras, é para evitar levar uma multa no futuro.

Além disso, outro motivo é para não colocar a própria segurança em risco, uma vez que o Contran alterou as regras para que assim os motoristas pudessem estar em maior segurança na hora de pilotarem as motos.

Com isso, deve-se dizer que as mudanças nas regras se referem aos capacetes. Isso tem deixado muitas pessoas em dúvidas. Contudo, na matéria de hoje vamos trazer mais informações sobre isso para deixar a situação mais clara.

Os motoristas precisam de um novo capacete?

Assim, essa é um dos principais questionamentos que os motociclistas estão se fazendo quando ouvem a respeito dessas mudanças nas regras.

Por isso, é importante destacar que os capacetes deverão passar por algumas alterações para poderem serem considerados válidos dentro das novas regras que o Contran estabeleceu. Mas quais são essas mudanças?

O que os novos capacetes deverão ter?

De acordo com as novas regras aprovadas pelo Contran, a partir de agora passa a ser obrigatório que os capacetes possuam um selo de certificação. Desse modo, o selo deve ser de responsabilidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro. 

Com isso, a segurança do motociclista fica maior, pois é possível certificar de que o produto tem qualidade. Isso ocorre uma vez que os equipamentos que possuem esse selo passam por diversos tipos de testagens, que visam a garantir a segurança. 

Além disso, a segunda modificação refere-se na obrigação dos capacetes possuírem, a partir de agora, componentes retrorrefletivos. A presença deles deve constar nas partes lateral e também posterior dos capacetes. Mas o que esses componentes alteram para o motorista?

Assim, deve-se dizer que eles auxiliam na visibilidade da presença do motociclista. Dessa maneira, o capacete que o motociclista utiliza poderá ser visto com maior facilidade pelos demais motoristas que trafegam no mesmo local. Dessa maneira, o motociclista pode estar mais seguro ao dirigir durante a noite, por exemplo.

O que mais muda de regras?

Além disso, outra mudança é sobre a questão de afivelar o capacete. Assim, a recomendação é para manter a cinta inferior do equipamento afivelada. Dessa forma, o item deve estar afixado à cabeça através da cinta jugular, bem como pelo engate. 

Porém, há coisas que permanecem iguais como, por exemplo, o uso da viseira. Por isso, ele continuará sendo de uso obrigatório pelos motociclistas.

Entretanto, haverá a possibilidade de substituir o uso da viseira pelos óculos de proteção. Assim, os motociclistas poderão ter a liberdade de tomar esta decisão. Contudo, a substituição da viseira pode ser feita somente pelos óculos, e nada mais.

Fonte: Pronatec

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem