IRPF: restituições começam nesta terça-feira (31); veja quem recebe e como consultar

Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Receita Federal começa a pagar no dia 31 de maio (terça-feira), o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (IRPF), relativo ao ano-base 2021. Mais de 3,3 milhões de contribuintes vão receber R$ 6,3 bilhões. As informações são de Daniela Quitanilha/Isto é Dinheiro.

A ordem de prioridade para o recebimento da restituição do IRPF é:

1. Idosos, com prioridade para os maiores de 80 anos;

2. Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;

3. Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;

4. Demais contribuintes.

Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade.

Os outros lotes de restituição do Imposto de Renda serão liberados nos dias 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.

Se o contribuinte não resgatar o valor da restituição no prazo de um ano, ele deverá pedir novamente o pagamento. Para saber como pedir a restituição não resgatada no banco, clique aqui.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS