MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE: Estudantes de Carnaíba do Sertão visitam o Cemafauna e conhecem animais da Caatinga durante programação de evento que enaltece o bioma

 

 
Fotos: Marcel Cordeiro – Ascom PMJ

Estudantes do 7° ano da Escola Municipal Professora Graciosa Xavier Ramos Gomes, localizada no distrito de Carnaíba do Sertão, zona rural de Juazeiro, conheceram nesta terça-feira (26) o Centro de Conservação e Manejo da Fauna da Caatinga (Cemafauna), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina.

A ação fez parte da programação da 1ª Semana da Caatinga, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb). Os alunos ouviram uma palestra sobre o trabalho desenvolvido pelo Cemafauna, no resgate e recuperação da fauna encontrada principalmente na área dos canais do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Também visitaram o museu da fauna e conheceram um pouco dos animais presentes na Caatinga.

“Muito interessante, principalmente porque os alunos não têm esse contato com esses animais mesmo empalhados que eles viram. Para eles é uma coisa muito importante, foi bem interessante, e até para mim como professora foi muito gratificante porque também nunca tinha visto, foi muito bom”, declarou a professora Margareth Costa Ferreira.

Os estudantes ficaram encantados com a oportunidade de aprender mais sobre a fauna do bioma Caatinga. “Eu achei super divertido, as coisas são bem diferentes do que a gente vê nos livros, foi uma aula bem legal”, disse empolgada a estudante Hanna Ketlen Silva de Oliveira, 12 anos.

“Eu tô achando legal porque têm vários animais empalhados, tem muita coisa para ver, nunca vi nada parecido, é muito mais interessante aprender dessa forma do que só dentro da sala de aula”, completou o aluno Ícaro Matheus Silva do Nascimento, 11 anos.

Contribuição

Entre os objetivos da 1ª Semana da Caatinga, organizada pela Semaurb, está a oportunidade de proporcionar aos estudantes de escolas públicas o contato com instituições que desenvolvem pesquisas voltadas para a preservação da fauna e flora da Caatinga.

“Esse é um projeto inicial e nós da Semaurb pretendemos alargar essa iniciativa e tentar fazer uma imersão, junto com as escolas da Secretaria de Educação, nas atividades mais efetivas de educação ambiental, assim unindo as duas secretarias para que consigam ter esse objetivo comum. Com muito esforço, a Semaurb elaborou e conseguiu colocar em prática a Semana da Caatinga e esperamos que seja muito proveitosa para essas crianças e adolescentes, que eles possam se espelhar nos pesquisadores e no futuro se interessem em ingressar num curso superior e, além disso, valorizem mais o bioma caatinga”, enfatizou o gerente de monitoramento ambiental da Semaurb, Clerberson Albuquerque.

A programação da 1ª Semana da Caatinga segue até o próximo dia 29 de abril, com visitas técnicas, palestras, minicurso, exposição e apresentações culturais.

 

Ascom/Semaurb/PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem