EVENTO: Edital de Inovação para a agricultura familiar está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Edital de Inovação para a Agricultura Familiar, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), via Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex).

O Edital é voltado à seleção e o apoio de projetos inovadores que desenvolvam novas tecnologias ou aprimorem as já existentes. Os resultados visam à promoção do bem-estar no trabalho rural e à melhoria da produção de alimentos saudáveis e dos serviços da agricultura familiar no estado da Bahia.

Serão R$ 3 milhões para linhas temáticas de pesquisa como o desenvolvimento de novos produtos alimentícios, sistemas de produção de base agroecológica e projetos de apoio direto às demandas das agroindústrias familiares ou equipamentos similares, entre outros.

Os projetos de pesquisa apresentados deverão ser realizados em parceria com associações e cooperativas da agricultura familiar da Bahia. Também serão selecionados projetos em parceria com instituições da Rede de Educação Profissional da Bahia e com as Escolas Família Agrícola (EFA).

Todas as propostas deverão contemplar projetos de pesquisa aplicada, de caráter tecnológico e ou técnico e de inovação, que apresentem resultados objetivos às demandas dialogadas com organizações da agricultura familiar ou de povos e comunidades tradicionais.

O secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, afirmou que, pela primeira vez, é lançado um edital específico de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar. “Uma primeira experiência com essa particularidade. Temos certeza que teremos outros. A expectativa é que neste primeiro semestre já estejamos com esses pesquisadores contratados e executando esses projetos de pesquisa. Que essa inovação tecnológica chegue logo aos empreendimentos da agricultura familiar”.

Para a secretária interina da Secti, Mara Souza, esse edital, em parceria com a SDR, tem como objetivo aproximar o pequeno produtor.

“Vamos apoiar o desenvolvimento de tecnologias nascidas da própria problemática do agricultor. Eles vão discutir isso com a universidade, com as instituições de ciência e tecnologia e daí vão sair soluções que servem para ele, para a sua comunidade e para todo mundo. É um edital para fomentar a busca, o encontro de soluções para esse povo, muitos deles em situação de vulnerabilidade. Queremos fazer com que, a partir da tecnologia, eles aumentem a sua autonomia, consigam produzir melhor, com mais qualidade e com mais proteção para a sua saúde e para o meio ambiente”.

Segundo o coordenador da Cepex, José Tosato, esse é um edital para beneficiar a agricultura familiar. “Vai apoiar projetos inovadores que desenvolvam ou aprimorem tecnologias para a agricultura familiar e que tem resultados efetivos, que possam ser usados imediatamente pelas agricultoras e agricultores. Vai promover a melhoria da produção de alimentos saudáveis e serviços da agricultura familiar, que possam ajudar no aumento da produtividade, na sustentabilidade e que promovam o bem-estar do trabalho rural”.

Inscrição-clique aqui

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem