Residentes em Ginecologia e Obstetrícia iniciam formação na rede municipal de saúde de Juazeiro

foto: Ascom Sesau PMJ

As duas médicas residentes aprovadas na seleção para Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia começaram nesta quinta-feira (31) na rede de saúde do município. A residência é uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau) e a Faculdade de Medicina Estácio-IDOMED de Juazeiro.

As médicas residentes foram recebidas na Maternidade de Juazeiro pelo secretário de Saúde, Fernando Costa, pelo superintendente da Atenção Especializada, Eduardo Rafael de Sousa Neto, pelos profissionais da Maternidade e pelo coordenador do curso de Medicina da Estacio-IDOMED, Alvaro Pacheco. “Este momento não só é importante para vocês, mas para a Maternidade de Juazeiro e para toda a saúde do município. Tenho certeza de que o atendimento aos usuários do SUS está cada vez melhor e vai melhorar ainda mais”, destacou o secretário de Saúde.

Quase 30 médicos participaram da seleção para a residência em Ginecologia e Obstetrícia. De acordo com o coordenador do curso de Medicina da Estacio-IDOMED, Alvaro Pacheco, as residentes irão participar das atividades nos diversos cenários de saúde no município, a exemplo da Maternidade, na Policlínica Municipal, Atenção Básica, assim como em toda a rede de saúde da região. “Através da participação dessas atividades é que as médicas irão construir formações para poder atender as pessoas como médicas especialistas ao terminarem a residência médica”, disse.

Uma das residentes em Ginecologia e Obstetrícia é a médica Rebeca Novaes, que atualmente trabalha em outros municípios da Bahia e em Pernambuco. “É muito gratificante poder iniciar a residência nessa área que sempre foi um sonho. E saber que isso vai ser um ganho para o município ainda traz um brilho a mais para o que eu sempre sonhei”, ressaltou a nova residente.

O Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia tem duração de três anos. Os profissionais vão atuar na Maternidade fazendo ambulatórios, plantões, exames de ultrassonografia em Ginecologia e na área de Medicina Fetal, aprender e realizar procedimentos cirúrgicos como histerectomia e laqueadura tubária, dentre outros.

Aprovação do MEC

Os dispositivos da Secretaria de Saúde foram vistoriados pelo Ministério da Educação (MEC), o qual analisou cada local, desde a infraestrutura até a formação do corpo clínico do serviço. “Esse reconhecimento do MEC da nossa instituição foi um reconhecimento do trabalho que tem sido feito aqui. Grande maioria do corpo clínico é de professores de universidade, por isso que a gente reforça que tem bons profissionais e uma equipe qualificada e como vai ser importante e rica essa aprendizagem”, explicou a assessora de Planejamento da Sesau, Rivaercia Espínola.

Ascom Sesau PMJ


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem