REPRESSÃO: BBC World News é retirada do ar na Rússia

 

BBC World News está fora do ar na Rússia a partir deste domingo (6.mar.2022). A equipe do canal já estava afastada dos trabalhos por conta de uma lei aprovada por Putin que pode prender jornalistas por 15 anos por divulgar “informações falsas”. As informações são do Poder 360.

Pelo texto, são classificadas como “informações falsas toda referência a ação militar russa na Ucrânia pelas palavras “invasão”, “ataque”, “guerra” ou sinônimos. 

A retirada do canal do ar se deu depois que a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, disse que a BBC desempenha um “papel determinado em minar a estabilidade e a segurança russas”. 

A BBC World News, o canal que você está assistindo agora se estiver fora do Reino Unido, e que é o canal de notícias de televisão global da BBC, acaba de sair do ar na Rússia”, disse a apresentadora Victoria Derbyshire. 

Prisões de manifestantes

Mais de 900 pessoas foram presas neste domingo (6.mar.2022) em 28 cidades da Rússia durante manifestações contra a invasão da Ucrânia, segundo o OVD-Info –monitor independente de protestos com sede na Rússia. Desde 24 de fevereiro, 1º dia de ataques na Ucrânia, o monitor registrou 9.359 prisões. 

O Ministério do Interior russo alertou no sábado (5.mar) que qualquer tentativa de protesto não autorizado seria impedida e os organizadores seriam responsabilizados. Opositor do governo de Vladimir PutinAlexei Navalny pediu que a população ignore a proibição e continue a protestar. 

Na 6ª feira (4.mar), Navalny disse que “foi Putin e não a Rússia que atacou a Ucrânia” e que, por causa do presidente russo, “a Rússia agora significa guerra para muitas pessoas”.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem