NOTÍCIAS DA GUERRA NA UCRÂNIA: Rússia captura cidade ucraniana de Kherson; Biden amplia medidas contra Moscou

 

© Reuters/Valery Kuleshov Ataque aéreo a posto de combustíveis em Kherson

Uma semana depois de iniciar a invasão da Ucrânia, a Rússia disse nesta quarta-feira que suas forças assumiram o controle da primeira cidade de tamanho considerável ao tomarem Kherson, no sul, enquanto os combates se alastravam por todo o país e os governos ocidentais apertavam um nó econômico em torno da Rússia. As informações são da Reuters.

Mais de meio milhão de ucranianos fugiram dos combates desde que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou uma invasão em larga escala de sua vizinha do sul.

Os bombardeios russos em cidades ucranianas continuavam, com vídeos postados nas redes sociais mostrando edifícios fortemente danificados ao redor da cidade de Kharkiv.

"Embora ele possa obter ganhos no campo de batalha, ele pagará um preço alto e contínuo a longo prazo", disse o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em seu discurso do Estado da União. Afastando-se do texto preparado, Biden acrescentou: "Ele não tem ideia do que está por vir".

Os avanços dos invasores encontraram resistência feroz por parte das forças ucranianas, e um comboio militar russo de quilômetros de extensão ao norte de Kiev fez pouco progresso em direção à capital.

Em um discurso em vídeo na quarta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que quase 6.000 russos foram mortos nos primeiros seis dias da invasão de Moscou e que o Kremlin não seria capaz de tomar seu país com bombas e ataques aéreos.

Moscou disse na quarta-feira que capturou Kherson, uma capital provincial de cerca de 250 mil pessoas na frente sul. Não houve notícias imediatas da Ucrânia, mas o governador regional havia dito durante a noite que o local estava cercado, sob fogo, e as tropas russas estavam saqueando lojas e farmácias.

Seria a maior cidade a cair até agora, com uma posição estratégica no rio Dnieper, que divide a Ucrânia ao meio.

Também no sul, a Rússia está pressionando intensamente a cidade portuária de Mariupol, que diz ter cercado em um anel ao redor de toda a costa do Mar de Azov. O prefeito da cidade disse que Mariupol estava sob intenso bombardeio desde terça-feira e não conseguiu retirar seus feridos.

Mas nas outras duas frentes principais no leste e no norte, a Rússia até agora tem pouco a mostrar em avanço, com as duas maiores cidades da Ucrânia, Kiev e Kharkiv, resistindo a bombardeios cada vez mais intensos.

"Vamos ver... sua brutalidade aumentar", disse o secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, sobre Putin em uma entrevista de rádio. "Ele não consegue o que quer, ele cerca as cidades, ele as bombardeia impiedosamente à noite."

Em seu discurso no Capitólio, Biden aumentou ainda mais as sanções a Moscou, juntando-se à União Europeia e ao Canadá na proibição de aviões russos do espaço aéreo dos EUA.

Ele também disse que o Departamento de Justiça tentará apreender iates, apartamentos de luxo e jatos particulares de russos ricos com ligações com Putin.

Os parlamentares dos EUA se levantaram, aplaudiram e gritaram, muitos deles agitando bandeiras ucranianas e vestindo as cores azul e amarela do país, enquanto Biden fazia seu discurso na Câmara dos Deputados.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem