ELEIÇÕES 2022: Bolsonaro tem larga vantagem na intenção de votos dos evangélicos : 44% contra 32% de Lula, diz o PoderData

 

Foto montagem

O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue como candidato que mais receberia votos do eleitorado evangélico no 1º turno das eleições, mostra pesquisa PoderData realizada de 13 a 15 de fevereiro de 2022. O levantamento indica que o chefe do Executivo é o candidato preferencial de 44% desse segmento religioso. Lula fica em 2º lugar neste público, com 32%. As informações são de Vitória Queiroz/Poder 360.

Entre os católicos, o cenário inverte: 44% votam em Lula. O petista também subiu 2 p.p., em relação ao último levantamento. Nesse grupo, Bolsonaro tem 26%.

Os evangélicos são o segmento religioso que o chefe do Executivo apresenta a melhor avaliação: 41% consideram que ele faz um trabalho “ótimo” ou “bom”. Bolsonaro é católico, mas desde o início de seu mandato busca dialogar com o público evangélico, base eleitoral que o ajudou a se eleger.

No ano passado, o presidente indicou o ex-advogado-geral da União André Mendonça a uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) depois de declarar sua intenção de ter alguém “terrivelmente evangélico” na Suprema Corte. Mendonça também é pastor presbiteriano. 

Nesta rodada, 48% dos entrevistados pelo PoderData se declararam católicos e 31%, evangélicos.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 13 a 15 de fevereiro de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 243 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança de 95%. Registro no TSE é BR-06942/2022. 

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto

HISTÓRICO

Lula teve alta considerável entre os evangélicos de dezembro de 2021 para janeiro de 2022 –foi de 26% para 36%. A partir daí, o petista e Bolsonaro permaneceram relativamente estáveis nos 2 segmentos, com variações mensais dentro da margem de erro de 2 p.p.

.Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem