ATO DE COVARDIA: Vídeo mostra oficial do exército afegão sendo torturado por militante do Taleban. Assista!

Ex-soldado afegão é torturado por talibãs (Foto: reprodução de vídeo)

Da Redação

Um vídeo que viralizou na internet nesta quarta-feira (29) mostra um ex-comandante militar do governo do Afeganistão sendo torturado por dois insurgentes do Taleban. As imagens, compartilhadas pela emissora afegã TOLO News, evidenciam o descumprimento da promessa de anistia feita pela organização islâmica em agosto, quando tomou o poder central no país. As informações são do canal indiano The World is One News (WION).

O registro revela agressões feitas a Rahmatullah Qadiri, que aparece sendo insultado e maltratado por militantes talibãs. O vídeo gerou protestos de cidadãos afegãos nas redes sociais, com muitos deles reivindicando aos jihadistas que se comprometam com a remissão geral anunciada pelo líder supremo do Taleban, Mawllawi Hibatullah Akhundzada.

“Eles anunciaram uma anistia geral e espera-se que a defendam, porque cumprir as promessas fortalecerá a confiança entre o governo e o povo”, disse Hekmatullah Mirzada, um professor universitário ouvido pela reportagem.

Rahmatullah Andar, um ex-oficial militar, observa que o Emirado Islâmico “deve impor a anistia geral entre seus escalões inferiores e nas províncias por meio de governadores provinciais e chefes de departamentos de segurança”.

Para Anas Haqqani, uma das principais lideranças talibãs, a vingança pessoal é algo a ser rechaçado entre os militantes e o indulto deve ser respeitado. “Agora que foi declarada uma ampla anistia, é preferível que todas as pessoas sejam tratadas com justiça”, disse.

A ONG de direitos humanos Human Rights Watch já havia feito denúncias sobre assassinatos e prisões de ex-funcionários de segurança do governo feitas pelos extremistas, acusações negadas pelo Taleban.

“Prender e interrogar pessoas devido às relações com o governo anterior aumentará a inferioridade social e os problemas que podem se transformar em uma ameaça à segurança e à estabilidade no futuro”, ponderou o analista político Sayed Baqir Mohsini, ouvido pela reportagem.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem