Sindsemp acompanha na Câmara de Vereadores de Petrolina votação de Projetos de Lei que beneficiam servidores da educação

Foto Assessoria de Comunicação do Sindsemp
Da Redação

Nesta terça-feira (30), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina - Sindsemp, acompanhou a votação do Projeto de Lei 040/2021.

O PL  trata da autorização para concessão de abono correspondente ao valor das sobras dos 70%, destinados pelo FUNDEB, para fins de atendimento dos limites mínimos a serem cumpridos com esses gastos, previstos na regulamentação que dispõe sobre o Fundo de Manutenção e

Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

A razão da concessão desse abono é porque, segundo o Poder Executivo,  houve repasse aos cofres públicos municipais em quantia além do que se encontrava prevista.

Em 31 de março deste ano,  o FNDE divulgou a portaria  Interministerial de número

01/202, com as estimativas do FUNDEB para o ano de 2021.  Petrolina

teria, de acordo com a portaria, para o ano de 2021, uma receita estimada de R$ 230,9 milhoes. Em outubro, uma nova portaria interministerial, a 08/2021,  redefiniu a previsao para 269,5 milhoes.  Até o dia 31 de outubro os valores acumulados somavam

R$ 260 milhoes em receitas efetivamente recebidas, podendo ultrapassar, o que fez reajustar para maior,  o valor dos recursos para o exercício financeiro de 2021, ocasionando a ocorrência de sobras. Nesses casos de sobras, o

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, orientou a  exemplo das decisões de consulta

1054/10, 1202/08 e 1032/08, que os recursos sejam rateadas com quem de direito.

"O Sindsemp já tinha conhecimento desse processo de sobras do FUNDEB e nós estamos na Câmara para acompanhar essa votação que é importante e um direito dos servidores e servidoras da educação. Junto com o companheiro Carlos Odair de Sá, estamos atentos a essa pauta dentro do conselho do FUNDEB,"  ressaltou o diretor de políticas sindicais, Edson Santos.

Outro projeto relevante para os profissionais da educação,  em pauta na sessão desta terça, na Casa Plínio Amorim, é o 041/2021, que autoriza o pagamento em dinheiro, dos períodos de licença-prêmio, para  os professores da Rede Municipal de Ensino de Petrolina.

O Projeto de Lei

De acordo com o projeto, poderá ser convertido em pagamento em dinheiro, mediante requerimento, todo o período de

licença-prêmio a que tenham direito os integrantes do Quadro do Magistério que se encontrem em efetivo exercício na Rede Municipal de Ensino de Petrolina. O projeto diz ainda que opagamento da indenização de que trata esta lei observará o seguinte:

– O requerimento deverá ser protocolado no setor de Recursos Humanos da Secretaria

de Educação, Cultura e Esportes até o dia 10 de dezembro de 2021;

– Corresponderá ao valor da remuneração do servidor tendo como referência o mês de outubro de 2021.

 

Assessoria de Comunicação do Sindsemp

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem