ENEM 2021: Modalidade impressa supera a digital

(Imagem: Reprodução Portal FDR)
Da Redação

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a ser realizado esses ano deste  contará novamente  com duas modalidades de prova, a impressa e a digital. Mas, diferentemente  do ano passado,  nesta edição, as duas versões serão nas mesmas datas – 21 e 28 de novembro. 

O número de inscritos para o exame na modalidade presencial, é superior ao online nesse ano de  2021,

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram inscritos em todo país, 3.109.762 de pessoas para o exame de 2021. Deste total, 3.040.871 pessoas optaram pela prova impressa e apenas 68.891, pela modalidade digital.

Conforme informações da Agência Brasil, no ano passado, em meio à pandemia, cerca de 70% dos inscritos não compareceram ao exame. A intenção do Inep  é de que, ano a ano, mais candidatos façam a prova no computador e que, até 2026, o Enem se torne totalmente digital.

Vale lembra que, da mesma forma que os candidatos do Enem impresso, os inscritos para o formato digital terão de ir até uma instituição estabelecida pelo Inep para realizar o exame em um computador. As máquinas terão acesso apenas à prova. Os candidatos também devem levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, pois a redação, no primeiro dia do exame, é feita manualmente.

Já no segundo dia de prova, os estudantes receberão folhas de rascunho para fazer, à mão, caso desejem, os cálculos das provas de matemática e ciências da natureza.

O MEC chegou a destacar facilidades da modalidade digital do exame. Dentre elas está a  marcação das questões feita em tela, não sendo preciso, portanto, preencher o cartão de respostas ao final da prova; é possível navegar entre as questões e marcar aquelas que ainda não estão preenchidas e fazer anotações em tela. O Inep disponibilizou um tutorial no Youtube.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem