Prefeitura de Juazeiro realiza visita técnica a entreposto de ovos no interior do município e trata sobre proposta do governo federal

 


Da 
  Redação

A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), realizou mais uma visita técnica à Unidade de Beneficiamento do Entreposto de Ovos da Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (COOFAMA), localizada no distrito de Massaroca. Na ocasião, estiveram presentes membros do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O objetivo do encontro era tratar sobre a proposta que o Ministério da Agricultura tem, para dar suporte às 10 prefeituras que compõem o CONSTESF, viabilizando a implantação no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de forma consorciada, e buscando a futura adesão para o Sistema Brasileiro de Inspeção (SISB).

“Conversamos com a direção da cooperativa sobre a importância do selo SISB, o que é importante para fazer a adesão, nível de exigência. A prefeitura de Juazeiro tem dado todo apoio, e para o município é importante que se consiga essa adesão ao SISB, pois tanto para o Entreposto de Ovos, como para alguma outra unidade de agroindústria que faça parte do Consórcio, o selo SISB irá permitir a comercialização dos produtos em todo o território nacional”, explica Rodrigo Sá, diretor de comissão do SIM.

O CONSTESF tem até março de 2023 para fazer a adesão – que é voluntária, para que possa continuar mantendo a autonomia de comercialização dentro dos 10 municípios.

Para Washington Luiz, médico veterinário do Consórcio, se adequar ao SIM favorece àqueles que pensam em construir uma agroindústria de origem animal, além de gerar renda e visibilidade aos pequenos produtores. “Isso é muito importante para nossa região, porque vai gerar mais desenvolvimento, emprego e renda para o município, dando oportunidade ao pequeno produtor construir a sua agroindústria, com menos rigor, menos custo e dando mais visibilidade à nossa cultura.”, disse.

Jussara Oliveira, Assessora de Políticas Públicas do Pró-semiárido/CAR, reforça a importância do registro para todas as agroindústrias da agricultura familiar.

“Ter o registro no SIM fortalece a economia local, garante a comercialização segura e oferta um alimento com qualidade para o consumidor. A inscrição da COOFAMA no SISB é importante para todas as agroindústrias, e o apoio da ADEAP e do Consórcio, fará com que ela consiga comercializar os produtos, além do Território do Sertão do São Francisco e isso também servirá para as outras agroindústrias inscritas no SIM, pois elas permanecerão com a comercialização a nível regional, essa parceria entre a COOFAMA e o SIM é muito importante”, destaca.


Texto: Milena Pacheco – Assessora de Imprensa ADEAP/ Ascom/PMJ
Fernanda Barros – Secretária de Comunicação


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS