OUTUBRO ROSA: UBSs de Juazeiro realizam programação especial para alertar prevenção do câncer de mama

 


Da Redação

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juazeiro organizaram durante o mês de outubro uma programação especial voltada para o Outubro Rosa, um mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Cada UBS, através da Secretaria de Saúde, organizou ações para a população.

Nesta quinta-feira (21) foi realizado o “Dia D” em algumas unidades. Na UBS Tabuleiro foi realizada uma grande ação de saúde. O dia iniciou com um delicioso café da manhã para as mulheres. Também houve atendimento médico exclusivo para o público feminino, além da realização de testes rápidos, exames preventivos e distribuição de kits para mulheres. A UBS Tabuleiro estava com ações referentes ao Outubro Rosa desde o dia 13 com orientações sobre higiene íntima feminina, contracepção, prevenção do câncer de mama e cuidados com a saúde mental no puerpério.

Neste Dia D também teve programação na UBS Jardim Flórida. Cirlene dos Santos é moradora do bairro e saiu bem satisfeita por ter participado das atividades especiais para as mulheres. “É uma excelente iniciativa. Que tenha sempre. Fiz o exame preventivo há um ano e agora vou aproveitar e fazer novamente. Este médico é excelente”, disse a comunitária.

Maria Jailma Olivino é moradora do bairro Palmares. Na unidade dela também foi realizado um evento com extensa programação exclusiva para o público feminino. A moradora chegou cedo para aproveitar toda a programação na UBS. “Um evento maravilhoso, participei da fisioterapia, fiz massagem, ganhei brinde e participei do debate sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Estou aguardando para fazer o preventivo e passar pelo dentista. Um evento como este é fundamental para fazer este alerta às mulheres sobre os cuidados que devemos ter”, destacou Maria Jailma.

No último dia 19, a UBS do João Paulo II realizou uma manhã também voltada para a saúde feminina. Foram feitas atividades físicas, palestras sobre o câncer de mama e de colo do útero, apresentação teatral sobre a temática e também realização de preventivos e solicitação de exames de mamografia.

Outubro Rosa no interior

Na UBS em Juremal também teve programação voltada para o Outubro Rosa. Nesta quinta-feira teve atendimento médico e odontológico exclusivo para as mulheres, realização de exames preventivos e orientações a respeito da temática. As atividades foram finalizadas com um delicioso café da manhã.


Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ
Fernanda Barros- Secretária de Comunicação PMJ


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem