Mulheres afegãs em Mazar-e-Sharif, em abril de 2020: ascensão do Taleban tornou muito mais difícil a vida delas (Foto: Unicef/Omid Fazel)
(*) Philip Smucker*
No
início de agosto, Sooma continuava seu trabalho como assistente na divisão de
crimes do Departamento de Polícia da cidade de Herat,
no Afeganistão.
Ela ainda tinha poucos motivos para acreditar que a luta nos arredores da
cidade chegaria à sua porta. Ela relatou que trabalhava todos os dias, e seus
ganhos iam para o sustento de seus cinco filhos, que ela foi forçada a criar
sozinha após a morte de seu marido, um policial, no conflito, três anos antes.
O
mundo de Sooma foi revirado quando as defesas de Herat ruíram em 13 de agosto e
o Taleban entrou na
cidade, confiscando escritórios do governo e a delegacia de polícia. Um
combatente começou a ameaçá-la, explicou ela em uma entrevista. “Ele ameaçou me
estuprar e matar meus filhos se eu não me casasse com ele”, disse Sooma, com a
voz trêmula. “Ele persistiu e eu não tive escolha. Ele me forçou a casar em
setembro com o consentimento de um mulá”.
Desde
aquele dia, Sooma, que pediu para ser identificada por um pseudônimo para
proteger a identidade, diz que sua vida tem sido um pesadelo. “É como se ele
estivesse me estuprando todas as noites”, disse. “Estou mal e quero me matar, e
faria isso se não fosse meu dever criar e proteger meus filhos”.
Dificuldades
intensas, incluindo
violência, há muito tempo são uma realidade vivida pelas mulheres afegãs.
Em 2018, cerca de 80% de todos os suicídios afegãos envolveram mulheres tirando
suas próprias vidas, muitas vezes quando não viam saída para uma dura rotina
doméstica. Os relatórios da ONU consistentemente apontam que cerca de 80%
das mulheres
afegãs relatam abusos domésticos nas mãos de homens.
Nos
últimos anos, porém, Herat havia se tornado uma relativa exceção na dureza da
rotina que é padrão na vida da maioria das mulheres afegãs.
A
cidade, repleta de pomares de frutas e treliças de uva, há muito é conhecida
pelos afegãos como o berço
da cultura. Nas últimas duas décadas, evoluiu para um centro de expressão
aberta com uma cena literária próspera, onde mulheres e homens solteiros podiam
sentar-se juntos para tomar chá em espaços públicos e ser ouvidos lendo seus
próprios poemas em voz alta uns para os outros.
Tudo
isso mudou em 13 de agosto, quando o Taleban chegou à cidade. A maioria das
mulheres e meninas recuou para suas casas, mas dezenas das mulheres mais
corajosas da cidade ousaram protestar contra a proibição
da educação de meninas e a imposição de restrições ao seu movimento.
Mulheres marchando na rua disseram que queriam “poder continuar indo para o
trabalho sem a necessidade de um mahram (um membro da família do sexo
masculino como acompanhante); e fazer com que as meninas acima da sexta série
voltassem à escola”, de acordo com um relatório detalhado da ONG Human
Rights Watch, publicado em setembro e focado em Herat.
Essas
vozes logo foram abafadas. Em 7 de setembro, os combatentes do Taleban
espancaram os manifestantes com pedaços de borracha e dispararam armas
indiscriminadamente, matando
civis antes de proibirem os protestos definitivamente.
“Várias
das mulheres solteiras com quem conversamos em Herat achavam que a única
maneira de sobreviver à nova realidade seria se casar para poder se movimentar
pela cidade”, disse Heather Barr, codiretora da Divisão de Direitos da Mulher
da Human Rights Watch.
“Agora,
o Taleban, ao impedir as mulheres de trabalhar, e as meninas da 7ª à 12ª de
voltar à escola, estabelece as condições ideais para a violência contra a
mulher”, disse Barr, que mora em Islamabad, no Paquistão.
Meninas têm aula em escola improvisada na província de Nangarhar, Afeganistão: educação restrita (Foto: Unicef/Marko Kokic
Ela
disse que a Human Rights Watch também está tentando monitorar o
fenômeno do casamento forçado desde que o Taleban chegou ao poder, mas não foi
capaz de reunir evidências suficientes até o momento para dizer se o grupo
extremista está tolerando a prática entre suas lideranças.
O
Taleban argumentou no passado que “arranjar casamento” para viúvas como Sooma é
para o bem da sociedade e das crianças que vivem com mães solteiras.
A
violência doméstica no Afeganistão é causada por décadas de guerras
incessantes, pobreza e uma cultura
patriarcal de longa data. Em um país cuja população total se aproxima dos
40 milhões, existem cerca de dois a três milhões de viúvas. Até recentemente, o
antigo governo pagava a cerca de 100 mil viúvas afegãs o equivalente a US$ 100
por mês em uma bolsa governamental para sobreviver. Isso também terminou, no
entanto, com a tomada do poder pelo Taleban. Em regiões conservadoras, uma
mulher afegã viúva muitas vezes é dada em um casamento arranjado ao irmão ou a
um parente próximo de seu marido falecido, um movimento visto pela cultura
patriarcal como proteção da “honra” tanto da viúva quanto da família, mesmo que
o irmão já seja casado.
O
que é mais preocupante para as mulheres afegãs e para defensores internacionais
dos direitos humanos, no entanto, é reunir evidências anedóticas de que o
Taleban está permitindo que seus próprios combatentes usem ameaças de violência
para interpretar termos tradicionais já severos de casamento para satisfazer
seus próprios desejos pessoais.
Um
porta-voz do Taleban, Zabiullah Mujahid, negou as acusações de que o Taleban
estava ou está forçando mulheres a se casar, insistindo que tais ações
violariam as regras do Islã. Em janeiro de 2021, o enigmático líder do Taleban
e ex-juiz da Sharia Haibatullah Akhundzada emitiu uma declaração instando os
comandantes do grupo a renunciarem a tomar várias esposas, um fenômeno
generalizado entre a liderança abastada do grupo, cujas atividades o grupo
financia. Embora a religião permita aos homens muçulmanos ter até quatro
esposas, se puderem tratá-las igualmente, o comunicado afirma que a prática
está atraindo “críticas de nossos
inimigos“.
No
entanto, os pronunciamentos e negações do Taleban apresentam um caso claro de
ordens para “fazer o que dizemos, não o que fazemos”. Quase todos os líderes
seniores do Taleban já têm várias esposas. Na verdade, o fundador do movimento,
Mullah Mohammad Omar, e seu sucessor, Mullah Mansoor, tinham três esposas. Em
comparação, acredita-se que Haibatullah tenha apenas duas; no entanto, o novo
vice-chefe de Estado do Taleban, Mullah
Abdul Baradar, tem três esposas e casou-se com a última enquanto estava sob
prisão domiciliar no Paquistão.
Ativistas
dos direitos das mulheres afegãs dizem que as novas negações de abuso do
Taleban são um encobrimento do que está acontecendo fora de vista. “O Taleban
mudou, mas não no bom sentido”, disse Atefa Kakar, ex-funcionária da ONU que
agora mora na Alemanha, cursando mestrado e defendendo as mulheres afegãs. “O
Taleban ainda tem uma ideologia extremista e altamente misógina, embora esteja
tentando enganar o mundo com negativas. As mulheres afegãs não acreditam no
Taleban, mesmo quando enfrentam uma realidade de crescente impotência. ”
“No
que diz respeito à comunidade internacional e ao que eles podem fazer para
ajudar”, continuou ela, “sentimos que já fomos abandonadas. Pessoalmente, não
vejo a comunidade internacional – incluindo as Nações Unidas – sendo capaz de
persuadir o Taleban a mudar seus caminhos ou instituir uma política humana
tanto no casamento quanto na educação ”.
Mesmo
depois que o Taleban tomou grandes cidades afegãs como Herat, a chefe dos
direitos humanos da ONU, Michelle Bachelet, insistiu que os direitos das
mulheres e meninas afegãs seriam uma prioridade da ONU. Especificamente,
Bachelet disse, “uma linha vermelha fundamental será o tratamento dado pelo
Taleban às mulheres e meninas e o respeito por seus direitos à liberdade,
liberdade de movimento, educação, autoexpressão e emprego, guiado pelas normas
internacionais de direitos humanos. Em particular, garantir o acesso à educação
secundária de qualidade para meninas será um indicador essencial de compromisso
com os direitos humanos. ”Sua insistência em uma “linha vermelha” foi
semelhante a declarações feitas pelo Departamento de Estado dos EUA antes da
tomada de poder pelo Taleban.
Mas,
mesmo que a ONU e o Conselho de Segurança tenham insistido que o Taleban deve
abrir mão de suas metas atuais de educação e tratamento das mulheres, a
liderança do grupo não disse se permitirá que meninas acima da sexta série
voltem à escola, observou Barr.
Além
disso, as mulheres
afegãs estão deixando claro o que pensam sobre as promessas do
Taleban. Mulheres afegãs que trabalham com a ONU no Afeganistão, muitas das
quais ajudaram a monitorar os direitos humanos e assuntos políticos, estão
tentando deixar o país e, em alguns casos, já o fizeram.
Além de tolhidas de
simples liberdades, como saírem sozinhas, afegãs são forçadas a se casar com
combatentes (Foto: Pixabay)
“Ouvi
de minhas próprias ex-colegas que ainda trabalham na ONU – mulheres que nunca
pensariam em deixar o Afeganistão porque têm um bom emprego e um bom salário –
que estão tentando fugir do país agora com medo de que suas filhas adolescentes
sejam forçada a se casar com um combatente do Taleban”, disse Kakar, que já
trabalhou tanto para a missão política, UNAMA, quanto para o grupo ONU
Mulheres. “Acho que querer desesperadamente deixar um excelente trabalho por um
país desconhecido diz a você tudo o que você precisa saber sobre o estado de
medo que assola o Afeganistão no momento devido à ascensão do Taleban.”
Os
medos da família estão impulsionando a migração através das fronteiras
regionais. Desde a tomada de poder pelo Taleban, membros da minoria afegã Hazara,
que abraça o islamismo xiita e é desprezada pela liderança talibã, fugiram aos
milhares para o Paquistão e
para o Irã, embora cruzar a fronteira protegida seja extremamente perigoso. Um
homem que fugiu do Afeganistão com duas irmãs disse à Deutsche Welle que
havia partido porque não queria que suas irmãs se casassem com combatentes.
Perto
da fronteira com o Paquistão, mas dentro do Afeganistão, Shabnam, uma estudante
do ensino médio que pediu para ter apenas seu primeiro nome nesta história,
disse que também foi forçada a um casamento indesejado. Um leal do Taleban na
província de Parwan a atormentou, disse ela, insistindo que se seu grupo
chegasse ao poder, ela teria que entregar sua virgindade a eles.
Quando
o Taleban conquistou o distrito onde ela mora, “o mesmo garoto que me provocou
acabou de me reivindicar como sua esposa e recebeu permissão” dos líderes
locais do Taleban para fazê-lo.
* trabalhou como
repórter, consultor sênior de relações públicas e professor de jornalismo no
Afeganistão
Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com
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