ATO FALHO: Bolsonaro diz que polêmica sobre aids e vacina está “desfeita” e elogia revista por corrigir matéria

Presidente Jair Bolsonaro. foto: Marcelo Camargo/agência brasil.

 Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta 5ª feira (28.out.2021) que a “polêmica” sobre a relação entre vacinas e aids “está desfeita”. Bolsonaro disse que a revista Exame “reconheceu que fizeram matéria semelhante ano passado” sobre a relação dos imunizantes e da doença. Declarou que sua fala sobre o assunto “não foi nenhuma fake news”.

Bolsonaro responsabilizou a revista Exame pela associação entre vacinas e HIV. A relação foi feita por Bolsonaro durante live no dia 21 de outubro, mas não mencionou a revista. Nesta 5ª feira (28.out), Bolsonaro afirmou que apenas fez “uma reprodução de matérias publicadas em revistas científicas”. Por causa da falsa relação entre as vacinas e a doença, o Facebook e o YouTube removeram o vídeo da live de 21 de outubro em que Bolsonaro fala sobre o assunto.

Agora, depois que a revista Exame 2 dias depois da minha live falou que a comunidade científica estava insatisfeita comigo dada a minha declaração, a Exame reconhece que fizeram matéria semelhante ano passado e não foi nenhuma fake news da minha parte. Foi uma reprodução de matérias publicadas em revistas científicas”, declarou.

Como o Poder360 mostrou, a reportagem da revista Exame foi publicada em 20 de outubro de 2020, quando as vacinas contra a covid ainda estavam em desenvolvimento. Depois que Bolsonaro atribuiu à Exame a afirmação que fez em sua live, a revista decidiu atualizar o texto.

A reportagem era baseada em estudo da respeitada revista científica The Lancet, que havia sido divulgado em outubro de 2020. A revista Forbes também publicou uma reportagem na época que o estudo foi lançado e atualizou o texto depois da live do presidente.

Na live da semana passada falei sobre um estudo científico falando de vacina e HIV. Dois dias depois a Exame fez uma matéria falou que eu estava divulgando fake news. Bem, depois foi visto que ano passado a Exame fez exatamente uma matéria como que tinha falado nessa da última 5ª feira da correlação e da possibilidade, nada conclusivo”, disse Bolsonaro.

O presidente parabenizou a revista por “corrigir uma matéria”. A revista atualizou o seu texto para incluir no título o mês e ano em que foi publicado e alterou o subtítulo para “Cientistas se basearam em análises feitas em 2007. Por ora, nenhum teste realizado com as vacinas da covid mostrou resultado semelhante”. A revista também publicou novo texto explicando a polêmica.

Parabéns à revista Exame, é coisa rara na imprensa brasileira corrigir uma matéria. Todo mundo pode errar, eu mesmo já errei e me desculpei. Desfeita a polêmica”, disse.

No início de sua fala, Bolsonaro disse “chega de polêmica”. A fala do presidente foi criticada por integrantes da oposição. A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado por aprovar um requerimento de suspensão dos perfis do presidente nas redes sociais por associar vacinas contra o Coronavírus à aids.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem