Prefeitura de Juazeiro recebe comitiva da Rota da Fruticultura e reivindica ações do governo federal para o município


Da   Redação

A delegação da Rota da Fruticultura da Região de Desenvolvimento Integrado e Entorno do Distrito Federal (RIDE-DF), organizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), visitou Juazeiro, neste sábado (24), e foi recebida no Paço Municipal pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Carlos Neiva, e o chefe de Gabinete, Ciro Viana, que representaram a prefeita Suzana Ramos.

A comitiva formada por representantes do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, estava acompanhada da deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio da Agricultura Familiar, Bia Kicis, do diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional, Francisco Soares de Lima Junior, e do coordenador do grupo de trabalho da Rota da Fruticultura da RIDE/DF na Codevasf, Luiz Antônio Curado.

O objetivo da visita técnica à região foi conhecer a dimensão dos processos produtivos e o modelo de gestão implantados nos perímetros irrigados do Vale do São Francisco. Em Juazeiro, a comitiva conheceu produtores do distrito de Maniçoba e visitou uma fazenda produtora e exportadora de frutas, além de uma usina produtora de açúcar e etanol. 

Na reunião no Paço Municipal, as autoridades trataram sobre a potencialidade produtiva da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco. A deputada federal Bia Kicis, que também é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, falou que o intuito da visita é levar o conhecimento em fruticultura irrigada conquistado pelo Vale do São Francisco e expandir para outras partes do país. 

Eu já sabia que era uma coisa muito bacana, um experimento de sucesso, mas eu não esperava encontrar tanta riqueza, tanta fartura, tanta beleza, e também uma conjugação de esforços em que a gente vê o grande, o médio e o pequeno agricultor juntos trabalhando em prol da sociedade, esse é um modelo que deve ser copiado por todo Brasil. A Codevasf, os órgãos públicos que trabalharam por isso estão de parabéns e estou muito feliz de ver uma prefeita à frente da administração de Juazeiro, com uma gestão exitosa”, declarou a deputada Bia Kicis.

Reivindicações

Durante a reunião, a deputada Bia Kicis e a delegação da Rota da Fruticultura ouviram algumas reivindicações que podem beneficiar o escoamento da produção agrícola do Vale do São Francisco, como melhorias para as estradas vicinais na zona rural, a reativação da ferrovia e a obra da Travessia Urbana de Juazeiro.

A visita da comitiva e da deputada federal Bia Kicis foi muito importante para Juazeiro. Ela, sobretudo, ficou muito impactada positivamente com o potencial agrícola do nosso município. Nós tivemos a oportunidade de mostrar para ela a dimensão e força de Juazeiro e do Vale do São Francisco. E também falamos sobre algumas reivindicações da gestão Suzana Ramos, no sentido de fortalecer ainda mais a cadeia do agronegócio e da agricultura familiar. A deputada se colocou à disposição para entender e nos ajudar a concretizar os pleitos da região”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Neiva.

Texto: Ascom/PMJ


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS