Prefeitura de Juazeiro realiza ações educativas em estacionamentos de hipermercados para orientar sobre o uso das vagas especiais


Da   Redação

Nas últimas semanas os agentes de trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte  (CSTT) realizaram um série de ações educativas em estacionamentos de hipermercados de Juazeiro, para orientar os motoristas quanto ao respeito às vagas reservadas para idosos e Pessoas Com Deficiência (PCD) nesses estabelecimentos e alertar sobre as possíveis penalidades em caso de descumprindo das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como também o uso do cartão de estacionamento em vaga especial.

A ação ocorreu nos estacionamentos de dois supermercados e, de acordo com o setor de educação para o trânsito da CSTT, a princípio foram dadas orientações aos condutores e os estabelecimentos quanto à sinalização do local, seguindo o que diz o CTB, a Lei Federal n°10.098/00, resoluções 302/08 e 304/08 do Contran e do Estatuto do Idoso, que dispõem sobre a promoção da acessibilidade e vagas exclusivas. 

Cartão de estacionamento para vaga especial


O cartão é uma Autorização Especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida ou que os transportem em locais públicos e particulares de uso coletivo, em vagas especiais devidamente sinalizadas para isso. E tal documento deve estar visível no painel do veículo, evitando assim, que o carro seja removido se for flagrado ocupando uma vaga de estacionamento em espaços públicos ou privados de uso público. O cartão tem validade de até 5 anos no caso de PCD e de 5 anos para idosos.

Para isso, a pessoa deve procurar a CSTT munida dos seguintes documentos: 

Idosos a partir de 60 anos: cópia e original do RG, comprovante de residência e preencher o requerimento.

Pessoa com deficiência: apresentar um atestado médico (com menos de dois anos de emitido), cópia e original do RG, comprovante de residência e preencher o requerimento. Mais informações através do número (74) 3611-8836.



Texto: Thamires Santos - assessora de imprensa da CSTT/ Ascom PMJ.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem