Prefeitura de Juazeiro investe quase R$ 700 mil em testes da Covid-19 e reabastece unidades de saúde



Da   Redação

A Prefeitura de Juazeiro reabasteceu as unidades de saúde da cidade com testes da Covid-19. O município fez um investimento de aproximadamente R$ 670 mil somente no mês de junho e a chegada dos testes a Juazeiro acontece de forma gradativa, conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

As Unidades Básicas de Saúde, Lacen e rede hospitalar já foram abastecidos. Cerca de cinco mil testes já estão disponíveis nessas unidades. A compra garante um estoque suficiente para atender a demanda do município pelo período de 30 dias. Na segunda semana de julho a Prefeitura de Juazeiro deverá receber mais 10 mil kits.

“Vamos ampliar a quantidade de testes, permitindo a identificação de pessoas infectadas pela Covid-19 e o encaminhamento imediato desse paciente ao isolamento social. Com esse empenho da gestão municipal, conseguiremos alcançar resultados melhores no enfrentamento ao novo coronavírus”, destaca o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

O planejamento financeiro da Sesau é para a compra de 150 mil testes. De acordo com a diretora de Assistência Farmacêutica de Juazeiro, Renata Lopes, somente o primeiro lote recebido garante estoque suficiente para atender a demanda do município pelo período de 30 dias. “Com mais dez mil testes que receberemos posteriormente atenderemos a demanda de até três meses. Nosso planejamento financeiro é de uma compra de 150 mil testes da Covid-19, que vamos recebendo de forma gradual, conforme a necessidade”, conclui Renata.

Quem deve fazer o teste de Covid-19?

Existem diferentes tipos de testes para Covid-19, que permitem saber se a pessoa está infectada pelo Coronavírus ou se, em algum momento, já teve contato com o vírus, tendo desenvolvido imunidade.

O único teste capaz de confirmar a infecção ativa de covid-19 é o exame de secreções (RT-PCR), no qual uma amostra é retirada, através do nariz ou da boca, e analisada no laboratório, confirmando, ou não, a presença do vírus no corpo. 

Qualquer outro teste para Covid-19, seja o teste rápido ou o exame de sangue (sorologia), não é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um teste de diagnóstico da covid-19 e serve apenas para identificar pessoas que já tiveram contato com o vírus, podendo não ter a infecção ativa no momento do teste.

Sintomas

Caso a pessoa apresente sinais de infecção pelo Coronavírus, como tosse seca, febre e cansaço excessivo, a orientação médica é procurar uma unidade de saúde para o teste.

Texto: Maria Lima – Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde de Juazeiro

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem