ASIA E PACÍFICO: Austrália bloqueia projeto de mineradora chinesa contestado por ambientalistas


Da   Redação

governo australiano atendeu às reivindicações de ambientalistas e afirmou, na segunda-feira (12), que exigirá um relatório de impacto ambiental para autorizar um projeto ligado à mineradora MMG (Grupo de Metais e Minerais, da sigla em inglês), segundo o jornal The West Australian. As informações são do site de notícias internacionais A Referência

A empresa, cujo capital é majoritariamente do governo chinês, pretende construir uma barragem de armazenamento de rejeitos na floresta tropical de Tarkine, que fica no Estado insular australiano da Tasmânia. 

A MMG quer destruir 285 hectares de floresta tropical e floresta de melaleuca para despejar 25 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minas tóxicos e ácidos”, diz um manifesto da ONG Bob Brown Foundation, que coordenou os protestos. 

Ativistas presos

O projeto gerou uma onda de manifestações que se se estendeu por mais de dois meses, com a prisão de ao menos 60 ativistas. “Nossa Fundação mantém as plataformas de perfuração fora da floresta desde dezembro, mas a empresa está avançando com um pedido de aprovações ambientais federais”, disse recentemente a ONG.

O governo porém, acabou ouvindo oo argumentos dos ambientalistas, e o Departamento Federal de Meio Ambiente da Austrália decidiu que a proposta requer avaliação sob a Lei de Proteção Ambiental e Conservação da Biodiversidade. 

Bob Brown, que dá nome à ONG, não se satisfez plenamente com a decisão, que classificou como “provisória”. Segundo ele, a vitória só será conquistada quando o Ministério do Meio-Ambiente australiano cancelar o projeto definitivamente.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem