MEIO AMBIENTE: : Navios chineses despejam dejetos nas Ilhas Spratly e impactam vida marítima

 

 Ilhas Spratlyzona econômica exclusiva das Filipinas. 
Da   Redação

Imagens geoespaciais obtidas pela Agência Espacial Europeia mostram que navios chineses têm causado um severo dano ambiental na região das Ilhas Spratly, zona econômica exclusiva das Filipinas. As informações são da rede de televisão filipina ABS-CBN News. As informações são do site de notícias internacionais A Referencia.

As imagens, fornecidas pela empresa norte-americana Simularity, mostram que centenas de embarcações ancoradas naquela região têm depositado dejetos humanos e esgoto nos recifes, levando a uma alta concentração de algas prejudiciais à fauna local.

“Danificar esses recifes afeta diretamente os estoques de peixes de todo o Mar da China Meridional e pode levar a uma crise de fome nas regiões costeiras e ao colapso da pesca comercial na região”, disse a CEO da Simularity Liz Derr.

De acordo com um relatório de análise técnica divulgado em reportagem do portal Philstar Global, “o excesso de fitoplâncton que não pode ser consumido pela vida que habita o recife morre e afunda no mar, onde é consumido por bactérias. Estas bactérias consomem oxigênio que normalmente estaria disponível para os peixes, criando uma ‘zona morta'”.

Caso a situação não seja resolvida, o documento projeta uma “catástrofe de proporções épicas” e diz que o dano ambiental causado pelas embarcações chinesas se aproxima de um “ponto sem retorno”.

Segundo reportagem da CNN, questionada sobre o fato, a Embaixada da China apenas apontou o uso, pelo relatório, de uma foto antiga tirada na Austrália. O relatório, porém, teria usado a foto como mera ilustração do florescimento de fitoplâncton e algas causado pelo excesso de nutrientes na água.

China e Filipinas têm disputa territorial pelo arquipélago.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS