PETROLINA-PE: Após cinco anos desativado, abatedouro público volta a funcionar com nova estrutura em Petrolina

Fotos: Jonas Santos

Da redação
Por: Taciano Medrado

Petrolina voltou a ter um abatedouro público de grande porte com estrutura adequada para atender os trabalhadores da pecuária. O prefeito Miguel Coelho participou, nesta quinta (02), de um ato simbólico para a reabertura do equipamento municipal. O abatedouro, que estava sem funcionar desde 2016 por conta de vários problemas, foi inaugurado após obras de requalificação e uma parceria público-privada para administração do prédio.

A nova estrutura conta com câmaras de resfriamento e estocagem; caldeira; caminhão baú refrigerado; área de expedição e evisceração; vestiários; banheiros e esterqueira. Além disso, o abatedouro está adequado com sistema de tratamento de resíduos a fim de evitar a poluição.

O equipamento tem capacidade de abate de 100 a 500 animais por dia e será gerenciado por uma empresa privada, sem custos de manutenção para a prefeitura. Com o novo abatedouro, além da geração de 50 empregos diretos e economia de recursos públicos, Petrolina volta a ter uma estrutura de grande capacidade para abate, oferecendo maior segurança sanitária à população que consome carne. Outro benefício é a redução da poluição dos lençóis freáticos que era provocada pelo abate clandestino.

No ato de inauguração, o prefeito Miguel Coelho reforçou o compromisso com a saúde pública e o fortalecimento da cadeia produtiva da pecuária. "Foi uma luta enorme para garantir a reabertura desse equipamento essencial. Primeiro, conseguimos investir mais de R$ 2,3 milhões numa ampla reforma. Depois inovamos ao fazer essa parceria público-privada com uma empresa especializada neste tipo de serviço. E também asseguramos todas licenças ambientais e protocolos para permitir o trabalho da maneira mais segura possível. A população agora terá mais tranquilidade ao comer carne. Ao mesmo tempo, centenas de marchantes e outros trabalhadores deste setor são beneficiados. Esse conjunto de aspectos mostra o tamanho dessa obra, que impacta na vida de toda a população", elencou a prefeito.

Texto: Júnior Vilela/Ascom/PMP

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem