PF CUMPRE MANDADOS NA BAHIA E OUTROS DOIS ESTADOS CONTRA FRAUDES

 


Da: Redação
Prof.Taciano Medrado

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quinta-feira (3), 30 mandados judiciais em Salvador, na Bahia, e nos estados de São Paulo e Ceará. São quatro mandados de prisão temporária e outros 26 de busca e apreensão, além do bloqueio de valores em contas dos investigados, no âmbito da Operação Onzenário, que apura fraudes em operações de crédito consignadas na folha de pagamento dos servidores do governo do Ceará

"A Operação Onzenário investigou fluxo intenso de capitais obtidos de forma criminosa em prejuízo dos servidores públicos estaduais, através de investimentos, aquisições imobiliárias e simulação de aquisição de cotas de sociedade empresarial, em engenhoso esquema de corrupção e lavagem de dinheiro", diz a PF em nota.

Segundo o jornal cearense Diário do Nordeste, a corporação aponta indícios de participação de um ex-secretário da Casa Civil do Ceará e do genro dele, que à época geria uma das empresas que movimentou mais de R$ 600 milhões nas operações de crédito sob investigação. Esse homem, cuja identidade não foi divulgada, é um dos alvos dos mandados de prisão.

De acordo com o G1 CE, o inquérito se refere a fatos ocorridos entre os anos de 2008 e 2014 por meio de um conluio entre servidores públicos estaduais, ex-gestores de instituições financeiras e empresários que atuaram no direcionamento ilícito das operações de crédito. Os investigadores já identificaram um fluxo de capitais obtidos de forma ilegal, causando prejuízo a servidores através de investimentos, aquisições imobiliárias e simulação de aquisição de cotas de sociedade empresarial, o que a PF classifica como um "engenhoso esquema de corrupção e lavagem de capitais".

O fruto desses crimes - associação criminosa, fraude em licitação e outros já citados - foi o enriquecimento ilícito dos investigados em detrimento do sistema financeiro nacional e dos servidores do Estado do Ceará, que foram obrigados a arcar com juros mais elevados em operações de crédito. (Atualizada às 12h45)

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem