GRÉCIA ANUNCIA CONFINAMENTO PARCIAL PARA COMBATER SEGUNDA ONDA DE COVID-19

 

Taverna em Atenas, na Grécia, tem funcionários usando máscaras — Foto: Aris  Messinis/AFP

Da redação
Prof. Taciano Medrado

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, anunciou, neste sábado (31), restrições ao deslocamento durante a noite e o fechamento de restaurantes, bares e pontos de lazer, com o objetivo de lutar contra a segunda onda da Covid-19.

"Não é um confinamento como o da primavera" (entre março e junho no hemisfério norte), afirmou o primeiro-ministro em um discurso à nação exibido na televisão.

"As medidas começarão às 6h locais (1h de Brasília) de terça-feira [3] e o trânsito será proibido de meia-noite às 5h", completou Mitsotakis. Ele pediu uma "ação agora" para que os centros de tratamento intensivo do país não fiquem saturados.

Segunda onda na Europa

Na segunda-feira (26), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou que os casos de coronavírus registraram um recorde na última semana

"Muitos países do Hemisfério Norte estão vendo um aumento preocupante de casos e hospitalizações. As UTIs estão chegando na sua capacidade em alguns lugares, especialmente na Europa e América do Norte", alertou Tedros.

Na Europa, alguns países já readotaram medidas de isolamento

O governo da Bélgica anunciou, nesta sexta-feira (30), um lockdown, segundo a agência RTBF. A medida passa a valer em 2 de novembro e se estenderá até o dia 13. Segundo o porta-voz do Ministério da Saúde belga, Yves Van Laethems, os hospitais no país estão à beira de um colapso.

O governo da Alemanha determinou o fechamento de bares, restaurantes e outros estabelecimentos a partir de segunda (2). Comércios e escolas abrirão, mas as autoridades reforçaram as recomendações para que as pessoas permaneçam em casa. E os encontros sociais ficam limitados a até 10 pessoas de famílias diferentes.

Na França, o presidente Emmanuel Macron anunciou o fechamento de bares, restaurantes e comércios e a volta da exigência de que as pessoas que circulem nas ruas apresentem justificativas. O comércio, segundo o presidente, poderá reabrir em 15 dias caso as autoridades avaliem que as primeiras semanas do lockdown deram bons resultados.

Na Espanha, as regiões de Castilla-La Mancha e Castilla y León determinaram os fechamentos de suas fronteiras locais. Em Madrid, o governo da capital pediu o fechamento apenas em feriados.

República Tcheca decretou toque de recolher a partir de quarta (28), entre as 21h e 6h (horários locais). O país já havia estabelecido limitações na circulação de pessoas, fechamento de lojas, escolas e restaurantes e o uso obrigatório de máscaras.

 Fonte: G1


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação..

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem