AGRICULTURA: EMBRAPA PRODUZ NOVA VARIEDADE DE UVA NO VALE DO SÃO FRANCISCO COM SABOR QUE LEMBRA MORANGO

 

A uva melodia já é considerada uma uva de sucesso. — Foto: Reprodução/TV Grande Rio

Da redação
Prof.Taciano Medrado

A Embrapa está produzindo uma nova variedade de uva no Vale do São Francisco com sabor diferenciado. A variedade chamada ‘Melodia’ lembra o sabor e aroma de um morango. A fruta está sendo testada em dez áreas produtivas da região e é resultado de um melhoramento genético.

O produtor de uva, Newton Matsumoto, plantou a Melodia e mais cinco variedades em suas fazendas localizadas no Núcleo 10 do Perímetro Irrigado Nilo Coelho, na zona rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ele está impressionado com a qualidade da fruta por ser de alta fertilidade, cor vermelha e mais resistente à chuva do que a Vitória, a variedade mais cultivada no Vale do São Francisco, com cerca de 3 mil hectares.

As vezes as pessoas não gostam de morango porque é meio azedo. E no caso dessa uva aqui, seria um morango muito doce. É uma variedade que o pequeno produtor pode produzir bem sem muita dificuldade. Não há necessidade de um tratamento hormonal muito grande para fazer ela crescer ou produzir”, destaca Newton.

A nova variedade faz parte do programa ‘Uvas do Brasil’ desenvolvido pela Embrapa há 40 anos. O Supervisor de Transferência de Tecnologia da empresa, Marcos Bottom, acredita que a parceria com os técnicos e produtores do Vale do São Francisco vai gerar bons resultados para a região e para o país. "Nós vamos gerar novos materiais com sabores diferenciados, que com certeza irão ampliar a competitividade da vitivinicultura brasileira".

Mesmo em fase de testes, a fruta já provou que consegue unir o útil ao agradável. Ela agrada o produtor que precisa produzir muito e o consumidor que está cada dia mais exigente.

Em outra área, a Melodia está quase no ponto de colheita. A variedade foi plantada em fevereiro de 2019. O coordenador de produção , Elder dos Santos, considera a uva um sucesso e acredita que ela veio pra ficar. “É uma variedade que a gente já vem dominando o manejo, poda com pouco material e isso traz uma segurança muito grande para nós produtores. Por ser vermelha e com esse sabor diferenciado, não tenho dúvida que deve sair bastante”.


Fonte: Embrapa Semiárido

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem