EDUCAÇÃO: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO LANÇA PLANO PEDAGÓGICO E PASSA A PROMOVER AULAS VIRTUAIS TODA SEMANA COM FOCO NO ENEM


foto divulgação -SECBA
Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Prezado(a)s Leitore(a)s,

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) apresentou, nesta quarta-feira (15), em encontro virtual, o Plano Pedagógico ENEM 2020, com o objetivo de fortalecer a preparação dos estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Durante a live transmitida pelo canal da SEC no Youtube, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=4JmaFksVjig, que contou com a participação do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, foram anunciadas as aulas virtuais do projeto ENEM 100%, que acontecerão às terças-feiras e sextas-feiras, das 16h às 17h, no próprio canal da SEC conforme link disponibilizado abaixo :

Youtube(https://www.youtube.com/channel/UCI4Fht89MwP3zTn1ImEHpfA). O aulão inaugural aconteceu nesta quarta.

Este ano, os programas ENEM 100% e o Universidade Para Todos (UPT), desenvolvidos pela Secretaria da Educação, se juntaram para disponibilizar dicas, aulas e recursos pedagógicos para apoiar os estudantes concluintes e egressos do Ensino Médio na preparação para o ENEM 2020. As duas ações integram o Plano Pedagógico ENEM 2020, que consiste na disponibilização de materiais impressos (módulo de questões e apostilas), simulados impressos e virtuais, conteúdos nas redes sociais da SEC, trilhas de estudos e aulas virtuais (do ENEM 100%), como explicou a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão, responsável pela mediação da live.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou que, com este plano pedagógico, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia cumpre o seu papel em consonância com o compromisso de promover o acesso e a permanência dos estudantes no sistema público e estadual de ensino e o apoio aos estudantes das últimas séries para o acesso ao Ensino Superior, em um ano tão desafiador. “Quero aqui, hoje, abraçar cada um que está acompanhando este encontro: diretor de Núcleo e de escola, professor e professora e os nossos estudantes e, em especial, aqueles que irão enfrentar ENEM e vestibulares. Esta atividade nossa ligada à preparação tem a ver com a disposição da escola, dos professores, dos estudantes, das famílias, de prefeitos, dos secretários municipais de Educação. E se juntam a nós as quatro universidades estaduais (UEFS, UNEB, UESC e UESB) no ENEM 100%, que é um projeto muito qualificado. Para além de nos encontrarmos em época de pandemia, não queremos perder o vínculo e nos esforçaremos para que a política de ENEM seja de fortalecimento ao acesso à Educação Superior”.

O superintendente de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, reforçou o exercício da SEC de cuidar dos estudantes e dar a eles condições de acesso à universidade, destacando o programa Universidade para Todos como uma das iniciativas. “O nosso grande desafio aqui é encorajar nossos meninos e meninas para que se mantenham firmes na conquista de uma vaga no Ensino Superior. O Estado da Bahia tem políticas muito efetivas para a juventude e o UPT é a maior política pública de preparação dos estudantes para o ingresso no Ensino Superior do país, com 16 anos de existência. É um programa que já aprovou mais de 26 mil estudantes para a universidade. O marco do UPT é o fortalecimento das aprendizagens em mais de 150 municípios e 210 polos, sempre envolvendo as estruturas das universidades públicas estaduais da Bahia. Estamos amadurecendo cada vez mais as possibilidades para garantir o fortalecimento da aprendizagem dos nossos estudantes e seu acesso ao Ensino Superior”.

Durante a live, da qual participaram gestores da SEC, diretores escolares e de Núcleos Territoriais de Educação (NTE), professores, coordenadores pedagógicos e estudantes, os professores convidados Maurício Ferreira, coordenador de Área do UPT/UEFS; Claudia Pessoa e Carlena Azevedo, ambas da rede estadual; e a monitora do UPT/UNEB, Glessia Sales Santos. Eles deram dicas por área de conhecimento a partir das suas experiências, contribuindo com os estudantes que farão as provas do ENEM, em janeiro, no que se refere ao processo de estudo, com destaque para os conteúdos mais exigidos. 

Aula inaugural

Nesta quarta, depois da apresentação do referido plano, foi transmitida a aula inaugural do Projeto ENEM 100%, com o professor de História, Paulo Serrão, que abordou os temas antigo regime, colonização do Brasil, Iluminismo, Independência do Brasil e Governo de JK. Quem quiser ver ou rever, o link https://www.youtube.com/watch?v=GvtN9WeBB18. 


Fonte:Ascom/SecBa 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUETE

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS