URGENTE: CHESF ALERTA PARA NÃO OCUPAÇÃO DAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO


foto reprodução internet

Da Redação
Prof. Taciano Medrado

A prefeitura de Juazeiro encaminha carta circular enviada atendendo à solicitação do Corpo de Bombeiros de Juazeiro e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), para conhecimento da população de Juazeiro e região, em especial a ribeirinha. 

Confira nota: 

Vazões defluentes das UHE de Sobradinho e Xingó

Prezado(a) Senhor(a),

Em continuidade ao processo de divulgação de informações a respeito da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, comunicamos que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Sergipe, através do Ofício SEDURBS 269/2020 de 04/04/2020 apresentou a necessidade da elevação da defluência da UHE Xingó para o patamar de 1.300 m³/s a partir do dia 05/04/2020, em virtude do elevado teor de turbidez nas águas do Baixo São Francisco, devido às fortes chuvas ocorridas nos estados de Alagoas e Sergipe, ocasionando o desabastecimento de água para consumo humano em várias cidades, inclusive parte de Aracaju, conforme informado no referido ofício.

Desta forma, salienta-se que a partir de hoje, 05/04/2020, a defluência média diária da UHE Xingó evoluirá para o patamar de uma vazão média diária de 1.300 m³/s.

Com relação à defluência média diária da UHE Sobradinho, esta será praticada a fim de manter o Reservatório de Itaparica em no mínimo, 30% Volume Util.

Observa-se ainda que esta operação deverá perdurar até que a qualidade da água volte aos padrões normais de consumo para abastecimento público, momento em que deverá retornar à prática operacional informada através da Carta – Circular 009/2020, de 30/03/2020.

É fundamental chamar atenção para o fato de que a depender das condições de atendimento ao SIN, poderá ocorrer a necessidade de aumento de geração da UHE Xingó acima dos valores supracitados. Neste sentido, evidencia-se fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio.

Solicitamos a V.Sa. a ampla divulgação junto às comunidades ribeirinhas.

Atenciosamente, Tony Ulysses Rodrigues de Matos Firmino 
Superintendente de Operação – SOO 

Fonte:  Agencia Brasil

Para ler mais matérias acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.


Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUETE

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS