SINJORBA E IBGE PROMOVERÃO CURSO PARA CAPACITAR JORNALISTAS A PESQUISAR DADOS OFICIAIS


foto reprodução Sinjorba
Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Imagine estar na rua, em plena cobertura e precisar de um dado sobre o Brasil ou a Cidade. Ou ainda, precisar municiar o assessorado sobre um dado nacional e não saber onde buscar. Ou mesmo estar na redação com aquela pauta urgente, que precisa ser concluída logo, quando não há tempo para entrevistar fontes. Muitas vezes, estes dados existem, são oficiais e estão na rede, porém muitos jornalistas não têm conhecimento ou não sabe onde e como acessá-los.

Com o objetivo de oferecer um treinamento sobre a interpretação de dados e o acesso às plataformas públicas de informação, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se uniram para propor um curso de formação voltado especificamente para esse público. A intenção é fornecer ferramentas e capacitação para que os profissionais tenham condições de acessar as informações do IBGE como fonte para suas matérias.

O encontro para debater essa proposta aconteceu na quarta (05) e contou com as participações do presidente do Sindicato, Moacy Neves, e a diretora Carmen Vasconcelos, além da assessora do , Mariana Viveiros e da jornalista Vivian Barbosa.

O curso deve acontecer na última semana de março e na primeira de abril, como parte das atividades comemorativas ao Dia do Jornalista (07 de abril), terá a duração de quatro horas, direito ao certificado e poderá ser realizado por qualquer profissional da área, gratuitamente.


fonte : Sinjorba 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem