ARTIGO: UMBUZEIRO: ÁRVORE MILAGROSA DO SERTÃO



foto reprodução da Caatinga brasileira - Agrônomo Bosco  

Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho 
Professor e Engenheiro Agrônomo , Especialista em Irrigação & Drenagem e Fertilidade dos solos .

Chega a estação das chuvas e o cenário da Caatinga, único bioma genuinamente brasileiro , nenhum outro pais possui,   se transforma como num passo de magica . O nordeste é dotado de uma grande variedades de árvores frutíferas, mas uma delas se destaca na preferência popular: O Umbu ou Imbu .  De Novembro a Março várias regiões do Norte de Minas até a mais longínqua caatinga Nordestina o Umbu é apreciado por nativos e visitantes.

As duras secas do sertão nordestino dificultam a vida de muitas plantas, mas o umbuzeiro ou imbuzeiro esta lá, de pé! Segundo o site Acervo Caatinga “As raízes têm batatas que funcionam como uma espécie de caixa d’água. A água fica dentro dessas batatas. E como são centenas enterradas, elas vão irrigando a árvore.Pesquisas mostram que um umbuzeiro adulto chega a acumular aproximadamente 1.500 litros de água. E é por isso que ele atravessa todo o período seco bem verdinho e dando frutos.”
O umbuzeiro ou imbuzeiro  , cujo nome cientifico é  Spondias tuberosa é realmente uma planta bendita para o sertanejo! Do seu fruto se faz a umbuzada, receita tradicional que ganhou o mundo e encanta pelo seu sabor singular. O fruto, a folha e a raiz do umbuzeiro têm grande importância medicinal e alimentar.  O umbuzeiro é considerado a árvore sagrada do sertão. O umbu é utilizado na fabricação de polpa, suco, sorvete, doce, geleia e uma grande variedade de produtos.

O umbu ou imbu , também pode servir de comida para as criações de animais, visto que pela sua longevidade e boa dispersão de sementes, os pés de um umbu são encontrados em muitos locais e produzem frutos, mesmo nas secas. 

Diante de tamanha resiliência, o umbuzeiro representa em si a força do povo que com ele habita.

Fonte: site Acervo Caatinga

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem