REFLEXÃO





A MORTE DO PICOLÉ.

Essa estória ,   visa nos levar a uma reflexão sobre a brevidade da vida e o sentido do propósito pelo qual existimos. Um Senhor por nome Jeová de Jesus abriu uma sorveteria em um local distante e isolado aonde fazia calor quase que o ano inteiro. Logo se espalhou a notícia de que uma sorveteria chegaria àquele distante lugar inóspito e de difícil acesso. Os seus 895 moradores ficaram atônitos e ansiosos pela inauguração da referida fábrica de picolés, como eles a chamavam.

Chegou, enfim, o tão almejado dia da inauguração e quase metade do povo do local estava ali. O Dono decidiu que o primeiro picolé de cada cliente seria por conta da casa e começou a distribuição. Em menos de 1 hora já não havia mais estoque e restou apenas um picolé. Todos disputavam aquele último objeto de desejo e começaram uma grande discussão para saber quem ficaria com o mesmo.

Só que de repente, alguém perdeu o controle e empurrou um conterrâneo e começando um princípio de balbúrdia generalizada resultando em pequena confusão. Foi então, que o Dono da sorveteria, um senhor muito sério, cristão temente a Deus e muito vivido, decidiu usar sua sabedoria de vida para lhes dar uma lição. Subiu sobre uma cadeira, com o ultimo picolé nas mãos e começou a lhes falar sobre o sentido da vida e o propósito da existência. Ele lhes disse que Deus não nos criou para sermos animais e sim humanos dotados de fé e vida e que nos torne capazes de dignificar a existência. Assim nascemos pra nos amarmos e cuidarmos uns dos outros. É como vela que se queima inteira trazendo luz aonde só havia trevas assim é a nossa existência. Enquanto formos egoístas e cada um olhar apenas para o que lhe é de interesse particular jamais alcançaremos o proposito maior para o qual Deus nos criou, que é uma Vida comunitária em amor.

E assim, o velho senhor foi falando e enquanto falava segurava o desejado último picolé de morango, observado por todos que dividiam a atenção entre o objeto de desejo e suas palavras. Estava fazendo muito sol e o picolé derretia. Houve quem desejasse ir até lá e tomar o picolé. Porém, por temor e vergonha ninguém o fez. A preleção durou uns 13 minutos e ao fim disso, sob um forte calor, o picolé derreteu. Foi então que o velho senhor decidiu concluir sua fala dizendo que no fim, a morte é o que nos iguala. E tudo que começa um dia terá fim. Portanto, aprendamos hoje a lição do picolé.
Então, de repente, do meio da multidão um menininho começou a chorar alto e a esbravejar repetidamente: “O Picolé morreu (derreteu). Eu quero!”

E como num passe de mágica, todos se deram conta de que o picolé existira para uma única coisa. Refrescá-los. Mas, por causa do egoísmo e disputas ele “morreu” sem cumprir seu propósito. E assim, aquele dia ficou conhecido não como o dia da inauguração da fábrica de picolés, mas sim como o dia da "morte do picolé". E o vilarejo, desde então, passou há todos os anos naquela data trocar picolés entre amigos como demonstração de amor fraterno e amizade. Assim, aquele último picolé cumpriu um propósito maior que os demais, pois os levou a olharem dentro de si mesmos e se tornarem melhores.

Moral da História: Não espere ser o último picolé para fazer a diferença na vida de alguém. Torne-se melhor agora mesmo. Deus te abençoe.
TEOBALDO PEDRO DE JESUS
PASTOR E PSICANALISTA

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem