Vereador preso por suspeita de tráfico de drogas atuava na facção Bonde do Maluco desde 2020, afirma MP-BA


O vereador de Itabela, Lucas de Souza Lemos (União Brasil), foi denunciado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), no dia 8 de dezembro, por tráfico de drogas, associação para o tráfico e financiamento do tráfico.

Segundo o MP-BA, em novembro, ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar dentro da residência do líder da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM), em Itabela, no sul da Bahia. No dia 9 de dezembro, a Justiça determinou a manutenção da prisão preventiva do vereador.

Conforme o MP, as investigações apontam que o vereador era um integrante estrutural e multifacetado da facção, atuando de maneira contínua, estável e consciente desde, pelo menos, o ano de 2020.

O g1 tenta localizar a defesa de Lucas de Souza Lemos.

A atuação dele na criminalidade teria sido intensificada em 2022 com funções que abrangiam o tráfico de drogas, seu financiamento e associação para o tráfico, com o compartilhamento de informações estratégicas da facção criminosa rival ao líder do BDM em Itabela.


Além disso, ele teria envolvimento em ações de contrainteligência, ocultação de provas de homicídio e obstrução de investigações.

Na época em que Lucas de Souza Lemos foi preso, outros dois suspeitos foram alvo da mesma operação. Um deles, que não teve o nome divulgado, tentou fugir, trocou tiros com a polícia e ficou ferido. Ele foi socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu.

Um revólver, munições, celulares e porções de drogas foram apreendidos com o suspeito.

Quando o parlamentar foi detido, a Câmara de Vereadores informou que acompanhava as investigações e que as medidas cabíveis seriam avaliadas e adotadas conforme a Lei Orgânica do Município e o regimento interno da Casa.

Em nota, o presidente do partido União Brasil, Jorge Leones Santana Costa, afirmou que todos foram surpreendidos pela notícia e que aguardava o desenrolar das investigações para deliberar a respeito do caso.

G1 - Bahia 

Importante: Precisamos, mais do que nunca, da sua ajuda para continuar no ar. Entre nessa luta com a gente: doe via PIX (20470878568) ou PIX (tgmedra@hotmail.com)

 

Não deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no  Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo   e-mail: tmnewsdovale@gmail.com

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem