No texto final aprovado, os parlamentares defendem regras mais rigorosas para que o servidor obtenha a estabilidade. Isso inclui um estágio probatório mais exigente, com “comprovação do desempenho das atribuições do cargo e para a aquisição da estabilidade”.
“Ao mesmo tempo, a PEC preserva a estabilidade como salvaguarda institucional, mas condiciona sua aquisição a um estágio probatório mais rigoroso, com critérios objetivos e avaliação contínua”, diz um trecho do texto final.
A proposta apresentada ainda prevê que o desempenho dos servidores deve ser avaliado de forma objetiva, com base em critérios, indicadores e metas previamente estabelecidos e amplamente divulgados, sendo obrigatória a participação, com aproveitamento satisfatório, em programas, projetos ou ações de capacitação.
De acordo com a atual legislação, ao ser aprovado em um concurso público e nomeado, o servidor adquire estabilidade após três anos de efetivo exercício, desde que aprovado no estágio probatório, não tão rigoroso. Com isso, o funcionário público não pode ser demitido livremente pela administração, a não ser em casos específicos.
Polêmica dos supersalários
Além das alterações nos critérios para a estabilidade, o fim dos supersalários é outra parte do texto que causa polêmica entre servidores públicos.
Na nova proposta, eles passam a ser limitados pelo teto, sem direito a penduricalhos. O texto também defende a extinção de outros privilégios, como home office mais de uma vez por semana.
Fonte: Metrópoles
Importante: Precisamos,
mais do que nunca, da sua ajuda para continuar no ar. Entre nessa luta com a
gente: doe via PIX (20470878568) ou PIX (tgmedra@hotmail.com)
Não
deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie
informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo e-mail: tmnewsdovale@gmail.com
AVISO:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião
do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de
inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que
violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não
respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário